Fechar menu lateral

UFJF | Internacional organiza Orientation Day para receber novos estudantes estrangeiros

Bem_vindo_nova_casa_UFJF_recepcao_calouros_2015

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima segunda-feira tem início o primeiro semestre acadêmico de 2015. Mas a alegria por reencontrar os amigos e a ansiedade de fazer novos não é privilégio só dos brasileiros: 14 intercambistas estrangeiros estão de chegada à UFJF para um semestre de estudos. Os estudantes são originários de instituições internacionais parceiras da UFJF.

 

Os novos estudantes oriundos de países como México, Alemanha, Dinamarca, Coréia do Sul, Japão e Peru, chegam ao Brasil serão recebidos pela equipe da UFJF | Internacional no dia 2 em um evento de orientação e boas-vindas, o Orientation Day, com programação restrita aos estrangeiros.

 

A gerente de intercâmbio incoming, Clarissa Figuerôa, uma das organizadoras da recepção, vê no evento uma oportunidade não só de orientar, mas de dar suporte na integração dos alunos à sua nova vida acadêmica. “O Orientation Day é uma iniciativa interessante para que o aluno estrangeiro conheça a universidade e possa levar uma boa impressão para seu país de origem. Muitos deles estão acostumados a pequenos Campi, como é o caso dos Colleges americanos. Através do nosso Campus Tour, eles podem se sentir mais à vontade, com a noção do tamanho da UFJF e de onde fica cada departamento”, observa Clarissa.  

 

A Polícia Federal também estará presente com orientações importantes acerca do registro dos estrangeiros no Brasil. Segundo Clarissa, “a maioria ainda não domina perfeitamente o português logo na chegada, por isso, vai ser muito útil essa orientação acerca dos procedimentos de legalização no Brasil que estamos trazendo para ajudar o estrangeiro”.

 

Projeto Buddy: um experimento

 

Estarão presentes no Orientation Day os primeiros voluntários do projeto Buddy, desenvolvido pelo escritório da UFJF | Internacional. O projeto, ainda em fase de experiência, consiste em recrutar estudantes da UFJF dispostos a ajudar os novos colegas estrangeiros em tarefas do cotidiano: apresentar os pontos turísticos da cidade, acompanhar o seu “buddy” ao Restaurante Universitário, carteira de estudante, matrículas e outros detalhes da vida de um estudante universitário no Brasil. Cada um dos 14 estrangeiros de chegada já tem o seu buddy.