Fechar menu lateral

DRI participa de encontro nacional do PEC-G em Brasília

na foto, a gerente do PEC-G da UFJF, Carla Visentin com o Coordenador nacional do programa junto ao MEC, Hilton Batista.

na foto, a gerente do PEC-G da UFJF, Carla Visentin com o Coordenador nacional do programa junto ao MEC, Hilton Batista.

Com o objetivo de refletir sobre o caminho percorrido pelo Programa-Estudante Convênio (PEC-G) e de planejar ações futuras, o MEC organizou nos dias 27 e 28 de novembro, em sua sede em Brasília, o Encontro Nacional do PEC-G. O evento destacou os 50 anos de existência do programa bem como definiu as ações para os próximos 2 anos avaliou os resultados do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES), importante fator de auxílio financeiro aos estudantes-convênio.

 

O evento contou com a presença das Instituições de Ensino Público (IES) de todo o país, representadas pelos coordenadores do Programa e, também, com a participação dos coordenadores nacionais do PEC-G junto ao MEC e ao Ministério das Relações Exteriores. Houve representantes de missões diplomáticas dos países parceiros, além de representantes de outros órgãos governamentais envolvidos com a internacionalização da educação.

 

Para a gerente do programa PEC-G, Carla Visentin, a participação no evento foi positiva pela forte interação entre os representantes das IES nos grupos de trabalho onde se discutiram as diretrizes do programa. “Nos ficou clara a importância de que três segmentos estejam ligados: as pró-reitorias de apoio estudantil e educação inclusiva, as assessorias de relações internacionais de cada instituição e o MEC. Este tripê precisa fazer um trabalho conjunto, uma parceria não só entre si, mas junto às coordenações”.

 

 

 

Outro desafio, segundo a gerente, é introduzir na cultura universitária uma compreensão do alcance social e acadêmico do programa. “Um conhecimento maior do PEC-G pelas coordenações de curso, proporciona a aceitação de novos alunos e a difusão da instituição internacionalmente. Assim, o programa precisa ser a cada dia compreendido como um importante projeto para a internacionalização.”