MEC lança Idiomas sem Fronteiras

O Ministério da Educação lançou na segunda-feira, 17, o Idiomas sem Fronteiras (IsF), programa complementar ao Ciência sem Fronteiras. A iniciativa busca promover a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo de instituições de ensino superior públicas e particulares. O programa ainda irá realizar ações para professores de idiomas da rede pública de educação, através de editais próprios.

O programa prevê aplicação de testes de proficiência e nivelamento,  cursos online e presenciais. Serão oferecidas as seguintes línguas: inglês, francês, espanhol, italiano, japonês, mandarim, alemão e português para estrangeiros. Cada idioma terá um edital específico.

Podem participar do programa estudantes de graduação e pós-graduação (strictu sensu), professores e técnicos da instituição superior que aderir ao IsF. Cada edital terá suas restrições e regras de participação específicas.

Desde 2013, editais para cursos de inglês vêm sendo publicados. Entre as novidades, serão abertas, amanhã, as inscrições para o curso online de francês.

Francês sem Fronteiras ofertará 1500 vagas; inscrições abrem amanhã

Começam nesta sexta (21) as inscrições para o Francês sem Fronteiras, curso online de francês promovido pela Embaixada da França no Brasil e pela Aliança Francesa. O edital, lançado na última terça-feira (18), prevê a distribuição de 1.500 senhas de acesso ao curso, divididas entre as instituições de ensino superior participantes do IsF.

Alunos de graduação, mestrado ou doutorado dessas instituições podem se inscrever no programa até o dia 8 de dezembro. Para concorrer a uma senha o estudante deve ter, no máximo, 90% do curso concluído. Mais informações sobre o programa e inscrições podem ser obtidas na página do IsF-Francês.

Saiba mais sobre o Idiomas sem Fronteiras: