O PIIGRAD é um programa de intercâmbio próprio da UFJF que permite a seus alunos cursar parte da graduação no exterior e vivenciar a língua e a cultura de um país estrangeiro. Desde 2006, houve uma evolução de quatro destinos e 15 vagas para a marca de 47 destinos e 355 vagas, no PIIGRAD 2015. As oportunidades de intercâmbio são frutos de convênios internacionais firmados entre a UFJF e instituições de ensino estrangeiras, que permitem que o aluno possa estudar no exterior isento de taxas escolares.

 

Fim das entrevistas e reajuste das bolsas

 

Uma novidade no processo de seleção é a extinção da fase de entrevistas. Ela foi substituída pelo envio de um vídeo de até 3 minutos, onde o candidato defenderá sua ida para o intercâmbio, demonstrando conhecimento do seu destino e como esta experiência se relaciona com seu projeto de formação. O vídeo pode ser gravado pelo celular, filmadora, câmera digital, tablet, notebook ou PC. Não será julgado o aspecto estético do vídeo.  

 

Outra boa notícia é o reajuste das bolsas de estudo, que variam de valor segundo a região e estão vinculados ao valor do dólar no momento da viagem. Os bolsistas aprovados para continentes como Ásia, Europa e Oceania podem receber até US$ 6.500 como auxílio para as despesas de viagem.  

 

Confira o calendário com os passos da seleção no hotsite do PIIGRAD 2015. 

 

Outras informações:

www.ufjf.br/piigrad

www.facebook.com/ufjfinternationaloffice