Saiba mais sobre bolsas de estudo no Canadá

A Diretoria de Relações Internacionais da UFJF promoveu na terça feira (30) uma palestra sobre “Oportunidades de estudo e pesquisa no Canadá”.  Mais de cem alunos participaram do evento, onde foram apresentados os aspectos gerais do pais e também  oportunidades de bolsas para  os estudantes brasileiros. Além do Ciência sem Fronteiras, os alunos também podem estudar no exterior através do Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação da UFJF (PII-GRAD) e de bolsas oferecidas pelo próprio governo canadense.

Para a Diretora de Relações Internacionais da UFJF, Rossana Melo, estas palestras são essenciais para os alunos: “Muitos ainda não tem conhecimento das oportunidades que a UFJF oferece em âmbito internacional. Os estudantes devem compreender que o intercâmbio faz parte do desenvolvimento acadêmico, e contribui para o crescimento da universidade como um todo.”

Para o palestrante do evento, o Adido Comercial do Canadá em Belo Horizonte, Franz Brandenberger, o país apresenta grande diferencial: “o custo acadêmico é inferior aos demais países de língua inglesa, e as bolsas oferecidas pelo governo dão um ótimo suporte aos alunos. A excelência acadêmica do Canadá está entre as primeiras colocadas no ranking mundial devido à alta capacitação do corpo docente, além de possuirmos uma infraestrutura adequada para pesquisas. Esses são grandes diferenciais do Canadá.”

Apenas em 2013, mais de 30 mil estudantes brasileiros realizaram intercâmbio no Canadá. No evento, foram apresentadas algumas possibilidades de bolsas de estudo que o próprio governo canadense oferece aos estudantes brasileiros. Veja no quadro abaixo algumas dessas oportunidades:

Modalidade

Período

Valor da bolsa por ano*

ELAP – Emerging Leaders in Latin America Program

Graduação

4 meses

CAD 7.500

ELAP – Emerging Leaders in Latin America Program

Pós graduação

5 a 6 meses

CAD 10.000

Vanier Scholarship

Mestrado, MBA, PhD

3 anos

CAD 50.000

Banting Fellowship

Pós doutorado

2 anos

CAD 70.000

*CAD: valor calculado em dólares canadenses.

Alguns dados sobre o Canadá:

• O Canadá realiza mais investimentos per capita em educação pública universitária e em pesquisa e desenvolvimento do ensino superior do que qualquer outro país do G8.
  • 4 Universidades canadenses estão entre as 100 melhores do Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais (ARWU)
  • 5 Escolas de MBA canadenses estão entre as 100 melhores do Ranking Global de MBAs do Financial Times

Outras informações:

Informações sobre bolsas de estudo e oportunidades de pesquisa no Canadá podem ser acessadas através dos links: www.scholarships.gc.ca, www.brasil.gc.cawww.educationau-incanada.ca.