Fechar menu lateral

Embaixada Francesa abre 3 vagas para estagiários voluntários

A Embaixada da França no Brasil, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais da UFJF (DRI-UFJF), abriu, ontem, 16, processo seletivo de estágio voluntário para o programa Embaixador Universitário da França, da Secretaria de Cooperação e Ação Cultural – SCAC-BH. O edital oferece três vagas e prevê uma carga horária de 10 horas semanais. Os alunos interessados poderão se inscrever através de formulário online até o dia 22 de setembro.

 

O programa, que está sendo desenvolvido em outras nove universidades do estado,  busca incentivar as cooperações acadêmicas e culturais entre França e Minas Gerais. São propostas do projeto a ampliação do ensino da língua francesa na UFJF e o desenvolvimento de um dispositivo de promoção da mobilidade entre instituições francesas e a UFJF, através da criação de uma rede de Alumni, atividades culturais e científicas e divulgação de oportunidades de estudo. Os resultados serão apresentados em um evento, em novembro, ao Embaixador da França no Brasil, Denis Pietton.

 

Preferencialmente, será oferecida uma vaga para cada área de conhecimento (Ciências Humanas, Exatas e Biológicas). Os candidatos deverão estar regularmente matriculados na UFJF, ter conhecimentos básicos do francês, demonstrar interesse na cultura francesa e possuir disponibilidade para iniciar as atividades de estágio. O processo seletivo consistirá em análise do formulário preenchido e entrevista, que poderá ser realizada presencialmente ou via Skype.

 

O embaixador universitário da França na UFJF, Célio Alves, acredita que essa é uma experiência profissional importante. “Além do contato com práticas de gestão pessoal, o estágio é uma boa oportunidade para aqueles que pretendem tentar o intercâmbio acadêmico e apresentam interesse na cultura francesa”. Os selecionados exercerão suas funções na DRI e, preferencialmente, devem apresentar disponibilidade para realizar reuniões mensais em Belo Horizonte. O projeto tem duração inicial de três meses e a Embaixada da França no Brasil providenciará certificados atestando a participação do aluno no estágio. Dúvidas e outras informações no e-mail ufjf.france@gmail.com.