Fechar menu lateral

Diretoria de Relações Internacionais realiza palestra e mesa redonda sobre CsF

Mesa redonda, esclarecimentos, troca de experiências e expectativa pela viagem. Estes são alguns dos elementos que a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) reuniu ontem, no anfiteatro das Pró-Reitorias, em um encontro tira-dúvidas para alunos participantes do programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

 

Arlene Audi Gazêta,  Coordenadora de Programas Especiais da DRI, destacou como as experiências proporcionadas pelo CsF podem impactar, a médio e longo prazo, a universidade e o país. “Os alunos, quando retornam, trazem olhares, percepções e visões diferentes sobre diversos aspectos. As experiências vividas no exterior e trazidas para o Brasil serão, ao longo do tempo, compartilhadas, repensadas e produzirão mudanças e impactos positivos na comunidade.”

 

Ela também explicou as etapas de seleção para o programa e os requisitos que os candidatos devem atender. Dúvidas e dicas para o intercâmbio podem ser encontradas no site da SRI, em uma lista com 13 perguntas frequentes sobre o programa. Além disso, os alunos podem entrar em contato com a Secretaria pela nossa página do facebook ou pelo telefone 2102-3389.

 

 

 

Palestra reuniu alunos de diversos cursos da Universidade

Palestra reuniu alunos de diversos cursos da Universidade

Bate-papo e troca de experiências

 

Arthur Reis, Bábara Arantes, Maíra Mucci e Sérgio Mayrink, compartilharam suas experiências e impressões em uma mesa redonda sobre o CsF. “A estrutura oferecida aos alunos é muito grande. não é um programa que apenas manda alunos para exterior. Há uma preocupação sobre como a universidade estrangeira vai receber o estudante e se ela é capaz de fornecer para ele uma educação de qualidade”, afirmou Sérgio, que estudou durante um ano na França.

 

Vinicius Souza, estudante do curso de Engenharia de Produção, que já se inscreveu para a chamada desse ano, aprovou a iniciativa. “Pode parecer trivial para quem lida com esses programas no dia-a-dia, mas nós, candidatos, temos muitas dúvidas. É algo que gera bastante expectativa, e também, ansiedade. Eventos de esclarecimento acabam nos deixando mais seguros.”

 

 

Inscrições para o programa

 

O CsF é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Só na UFJF, mais de 598 alunos já foram contemplados com as bolsas do programa, que está com chamadas abertas para 21 países.

Todas as chamadas e seus links de inscrição podem ser acessados aqui.

 

Horário de Atendimento para o CsF na DRI:

Terça e quarta: 8h às 14h

Quinta: 8h às 12h

 

Outras informações:

https://www.ufjf.br/internationaloffice/intercambio/csf/

www.cienciasemfronteiras.com.br