Fechar menu lateral

Ministério da Cultura abre edital de intercâmbio para profissionais das Ciências Humanas

O Ministério da Cultura lançou, no final de julho, edital para o programa Conexão Cultura Brasil, que concede bolsas de estudo no exterior para profissionais de diversas áreas que não são atendidas pelo programa federal Ciência Sem Fronteiras.

 

De acordo com o Ministério, não há pré-requisitos ou idade limite para concorrer às bolsas do programa. A única exigência é que os candidatos possuam alguma experiência na área de interesse. Serão contempladas áreas como música, teatro, circo, games, literatura, TV, moda, design, publicidade, gastronomia, artesanato, dentre outras.

 

Foram firmadas parcerias com instituições da Espanha, Itália e Reino Unido. Além disso o programa prevê patrocínio à participação em eventos culturais no exterior. Em contrapartida, o bolsista deve desenvolver algum projeto que será posto em prática depois de sua volta ao país, como por exemplo, oficinas culturais, shows e palestras, a fim de compartilhar com a sociedade o que foi aprendido durante o período no exterior.

 

Os interessados em cursos que começam em dezembro, devem se inscrever até o dia 1º de outubro. Para cursos de janeiro a março, as inscrições vão até 7 de novembro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails culturabrasilintercambios@cultura.gov.br (sobre o intercâmbio) ou culturabrasilnegocios@cultura.gov.br (sobre os eventos).