Fechar menu lateral

SRI promove encontro tira-dúvidas sobre o programa CsF

A Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organizará, na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro, um encontro para fornecer informações e esclarecimentos sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). A Coordenadora de Programas Especiais da SRI, Arlene Audi Gazêta, realiza palestra onde explica procedimentos do CsF na universidade e esclarece outras dúvidas específicas. O evento ocorrerá às 14h, no anfiteatro das pró-reitorias, e é voltado para alunos que não conhecem o programa ou estão em processo de candidatura.

 

Após a palestra, uma mesa redonda reúne quatro alunos da UFJF que contarão suas experiências de intercâmbio pelo CsF. Por fim, haverá espaço para perguntas diversas. No dia 15 de agosto, 21 novas chamadas foram abertas no portal do CsF, que concederão bolsas de graduação sanduíche — isto é, oportunidade de cursar parte da graduação no exterior, sob o patrocínio do governo. Das 75 mil bolsas previstas pelo governo, 56.289 já foram implementadas. Deste total, 589 foram obtidas por alunos da UFJF.

 

Para os alunos interessados em se candidatar, são requisitos obrigatórios: cursar uma das áreas contempladas pelo programa; ter obtido nota global no ENEM igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo 90%, da grade curricular do seu curso, até o momento previsto para a viagem; e ser homologado pela instituição de origem. Na UFJF, o aluno para ser homologado, além de se adequar aos pré-requisitos do CsF, precisa obter IRA mínimo de 60.

 

Segundo Arlene Gazêta, “a SRI e a coordenação do programa entendem que esta reunião será fundamental para o conhecimento do que é o Programa CsF. Como funciona a participação no processo seletivo, os documentos necessários nas várias etapas do processo, são exemplos de questões que serão discutidas no encontro.”

Serão concedidos certificados aos participantes que valerão como pontuação para o edital PIIGRAD 2015, a ser lançado em outubro.