Fechar menu lateral

Diretor da Australian Centre divulga oportunidades de intercâmbio em palestra

Voltada exclusivamente para alunos que têm interesse em estudar na Austrália por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), a Secretaria de Relações Internacionais (SRI) realizou palestra para divulgar as oportunidades de estudo naquele país, na última sexta-feira, dia 29. O representante da Australian Technology Network (ATN) no Brasil, Vinícius Barreto, diretor do Australian Centre, centro especializado em intercâmbios para Austrália e Nova Zelândia, ministrou a palestra e esclareceu dúvidas sobre o sistema de ensino australiano e características das instituições vinculadas ao grupo ATN, que está com as inscrições abertas  no CsF.

 

A rede ATN integra a Curtin University, a University of South Australia (UniSA), a RMIT University, University of Technology Sydney (UTS) e a Queensland University of Technology (QUT), cinco das melhores universidades do país, reconhecidas mundialmente e com grande foco nos cursos contemplados pelo CsF. De acordo com o diretor do Australian Centre “para aqueles que buscam voltar seus estudos para o mercado de trabalho, um ensino prático e uma educação aplicada ao mundo real, sem dúvida, as universidades do grupo são uma ótima opção”. Exemplo disso é a bluebox, empresa de transferência de conhecimento e inovação da QUT que busca aplicar na prática as tecnologias desenvolvidas na universidade e incentiva a criação de novas patentes.

 

Barreto também destacou que a Austrália é um país de fácil adaptação, com um clima semelhante ao brasileiro e que “entre os países de língua inglesa, é o que possui o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. Além disso, para os estudantes do CsF que escolhem as universidades do ATN, o Australian Centre oferece suporte gratuito, desde o processo de inscrição e matrícula até o embarque, dando auxílio na retirada de visto, passagem aérea, reserva de acomodação, além de orientações no pré-embarque. “O intercâmbio é um divisor de águas. Sem dúvidas, depois dessa experiência, os estudantes estarão prontos para disputar as melhores vagas no mercado.”

 

A palestra contou, ainda, com a participação da coordenadora de Programas Especiais da SRI, Arlene Audi Gazêta, que apresentou um panorama geral sobre o Ciência sem Fronteiras e seu funcionamento na UFJF. Só na Universidade, mais de 589 bolsas já foram implementadas e as instituições australianas estão entre as três mais procuradas pelos estudantes. “O Ciência sem Fronteiras vem para consolidar a expansão internacional da ciênca, da tecnologia e da competitividade.”

 

As inscrições para a chamada das universidades do ATN no Ciência sem Fronteiras ficam abertas até o dia 30 deste mês. Os certificados de participação na palestra estarão disponíveis na SRI a partir da próxima quinta-feira, dia 4.

 

Outras informações: (32) 2102-3389  Secretaria de Relações Internacionais-UFJF

Ciências Sem Froteiras (SRI) – terça a quarta-feira, das 8h às 14h; e quinta-feira, das 8h às 12h