Comitiva alemã realiza palestra sobre oportunidades de estudo no exterior

Na próxima sexta-feira, 22, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá integrantes da Aliança Universitária da Região Metropolitana do Ruhr (UAMR).A comitiva passará o dia na universidade e, à tarde, realizará, às 14h, no anfiteatro de Estudos Sociais (ao lado da cantina do direito) uma palestra para alunos e professores da UFJF. Um dos centros de pesquisa e ensino superior mais renomados da Alemanha, a Aliança reúne as três melhores universidades da região: a Universität Duisburg-Essen, a Ruhr-Universität Bochum e a Technische Universität Dortmund.

O evento, organizado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), tem como objetivo divulgar oportunidades de estudo na UAMR, tanto via PIIGRAD quanto Ciência sem Fronteiras (CsF). Através do encontro, a comitiva, composta pela Profa. Ute Klammer, Pró-Reitora de Assuntos Internacionais e Gestão da Diversidade — Universidade de Duisburg-Essen –, e por Stephan Hollensteiner, diretor do Escritório para América Latina da UAMR no Rio de Janeiro, pretende atrair mais estudantes para o pólo, além de aproveitar a oportunidade para uma visita ao campus da UFJF. Segundo Stephan, “parcerias deste tipo são importantes para ampliar a diversidade nas Universidades do Vale do Ruhr. No caso da UFJF, com os convênios concretizados, a universidade seria mais uma opção para a mobilidade acadêmica de estudantes alemães que desejam estudar no Brasil, mas gostariam de viver em cidades menores, como Juiz de Fora”.

Em 2013, a SRI visitou, com uma comitiva brasileira, o campus da UAMR, na Alemanha. Na foto, da esquerda para direita: Nilo Oliveira (UFMG), Luiz S. Martins Filho (UFABC), Carlos Siqueira (UFPR), Rossana Melo (UFJF), Ira Terwyen (University Duisburg-Essen), Vitor Amaral (UFRJ), Stephan Hollensteiner (UAMR) e Carlos Vergani (UNESP) (Foto: Divulgação)

Em 2013, a SRI visitou, com uma comitiva brasileira, o campus da UAMR, na Alemanha. No centro, a Secretária de Relações Internacionais da UFJF, Rossana Melo

A palestra será dividida em dois momentos. Será feita a divulgação de oportunidades de estudo na região do Ruhr e serão sanadas dúvidas quanto às candidaturas do Ciência sem Fronteiras para a UAMR, em seguida, a professora Klammer dará uma palestra sobre gestão da diversidade dentro das universidades. A professora, junto à UAMR, foi responsável pela criação da Pró-reitoria de Assuntos Internacionais e Gestão da Diversidade, a primeira deste gênero na Alemanha. Serão distribuídos certificados aos participantes. A presença no evento renderá pontuação para o próximo Edital PIIGRAD 2015.

O Edital 2015, incluirá vagas para instituições pertencentes a aliança. A UAMR une as três instituições  de ensino superior mais conceituadas da próspera região do Ruhr e conta com 100 mil estudantes e 40 núcleos de pesquisa e colégios de doutorandos. Juntas, Duisburg-Essen, Bochum e Dortmund, tem um orçamento anual de 840 milhões de euros, fazendo da região epicentro de inovação e eixo de difusão acadêmica na Alemanha.

Edital 2015 em construção e questionário

A equipe da SRI está recebendo críticas e sugestões dos alunos que já participaram, em qualquer ano, do PIIGRAD para incorporá-las no Edital 2015. Para isso, foi criado um questionário que permitirá a criação de um banco de dados, permitindo uma análise mais precisa sobre o processo de intercâmbio da UFJF, seguida de melhorias. O questionário está aberto desde o dia 11 e tem fechamento às 23h59 do dia 24 agosto.

Outras informações:

www.ufjf.br/portalsri