Portugal / Universidade de Lisboa – Frederico Lopes Rabelo

428380_341619409248078_216054583_nO intercâmbio foi uma experiência totalmente diferente e satisfatória tanto no aspecto pessoal quanto no acadêmico. Além da possibilidade de estudar em uma instituição diferente, com outros métodos de ensino e com conteúdos extracurriculares, conheci e convivi com muitos outros alunos de outras nacionalidades o que me permitiu conhecer e aprender outras línguas e culturas.
Desafios como adaptação, convivência e divisão de tarefas existiram, porém, com muita conversa, tudo era resolvido e, consequentemente, aprendíamos cada vez mais.
Sentir falta de casa é normal, porém todos na residência conviviam bem a acabam por suprir essa saudade de casa.
Antes de iniciar um intercâmbio, recomendo que o aluno procure se informar bem sobre normas e prazos do país de destinos para não correr o risco de ter que pagar multas ou encontrar problemas na hora da viajem.
Fazer intercâmbio foi realmente uma oportunidade única: além de incrementar o currículo acadêmico permite o crescimento pessoal e autoconhecimento.