Dinamarca / Aarhus Universitet – Ludimilla Alvarenga Fonseca

DSC075482-12-1024x819Meu nome é Ludimilla Fonseca e estudo Comunicação na UFJF. Morei durante um ano na Dinamarca onde frequentei a Universidade de Aarhus – localizada na segunda maior cidade do país.

Viver na Dinamarca é como viver em um conto de fadas. Se você é capaz de aguentar muito frio e muita escuridão, não há mais nada com o que se preocupar. Você estará estudando em uma das dez melhores universidades do mundo! Melhor, não só em relação ao ensino e infraestrutura, mas também em apoio às necessidades dos intercâmbistas. Você estará vivendo em um país que foi eleito por três anos consecutivos como o lugar mais feliz do mundo! Você vai conhecer pessoas de todos os lugares e, com um pouquinho de persistência, alguns dinamarqueses que, com certeza, serão seus amigos para sempre. No entanto, é preciso economizar muito antes de viajar e se preparar para o alto custo de vida. Também é importante estar com o Inglês em dia para se comunicar bem e, principalmente, acompanhar as aulas: o nível acadêmico exigido pelos professores é muito maior do que estamos acostumados.

Em pouco tempo percebi que invernos tenebrosos com noites intermináveis e com ruas onde não se vê nada além do branco da neve, não eram simplesmente uma lenda viking de filme de “Sessão da Tarde”. Que parques onde alces e coelhos correm entre os jovens que fazem picnics, não eram cenários de histórias de princesa da Disney. Também, em pouco tempo, percebi que um país sem desigualdades tão alarmantes, não é um sonho comunista que o capitalismo engoliu. Que corrupção zero não é delírio esquerdista. Que liberdade em nível máximo não leva a anarquia e sim, a um respeito inimaginável às leis. Que a ausência de religião pode sim levar a uma fé maior.

Então, não dá vontade de voltar nunca mais. Como nos sonhos bons, não dá vontade de acordar.