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Regras da Ludum Dare

Os jogos podem ser submetidos em uma das duas categorias: A Jam ou o Compo.

A Jam

A Jam é o evento para todo mundo. Em grupo, individual, qualquer um que queira criar algo.

  1. Crie sozinho ou em grupo;
  2. Crie um jogo em horas.

Você pode criar seu jogo em/com qualquer ferramenta que você prefira utilizar. Também é permitido utilizar qualquer código-fonte que você tenha.

Você pode utilizar assests de arte/música/áudio de terceiros, ou que você já tenha criado. Mas é pedido para que você desative as categorias de votação dos asssets utilizados (gráfico,áudio). É possível desativar a categoria de votação na hora de submeter seu jogo.

É fortemente recomendado que seja utilizado apenas assests que você tenha direito de uso (domínio público, algo que você mesmo tenha criado ou tenha licenciado). O uso de materiais do qual você não tenha direito é de sua responsabilidade.

Submeter jogos que não são videogames:

É permitido submeter card games e jogos de tabuleiro, porém jogá-los é mais complicado (em geral, é necessário mais de uma pessoa para jogá-los). Jogos mais difíceis de jogar costumam ter uma maior dificuldade para obterem boas classificações.

O jogo ideal para uma Ludum Dare é aquele que pode ser jogado direto no browser, em poucos minutos e sozinho.

Compo

O Compo também é conhecido como o Ludum Dare clássico. Os jogos são criados inteiramente do zero, por uma única pessoa e em 48 horas. 

  1.  Você tem que trabalhar sozinho;
  2. Seu jogo e todo seu conteúdo (arte, sons, músicas) devem ser criados dentro de 48 horas;
  3. O código-fonte deve ser incluído.

Você pode criar seu jogo em/com qualquer ferramenta que você prefira utilizar. Também é permitido utilizar qualquer código-fonte que você tenha. No fim, é requerido que você compartilhe seu código-fonte.

Os jogos compo são avaliados com mais rigor do que os jogos da Jam. Se seu jogo estiver parecido com um exemplo de jogo que vem em uma ferramenta de desenvolvimento, provavelmente, não terá uma boa pontuação. Certifique-se de personalizá-lo completamente e criar seu próprio jogo. 

Explicação do Códio-Fonte 

Compartilhar o código é uma forma de devolver algo à comunidade. Há várias histórias de pessoas que se iniciaram no desenvolvimento de jogos graças aos códigos disponibilizados na Ludum Dare.

Código-fonte é aquilo que faz seu jogo ser um jogo. Se você está utilizando uma ferramenta de desenvolvimento sem código (ex: GameMaker), então, seu “código-fonte” é o arquivo do seu projeto.

Tudo necessário para fazer seu código funcionar deve estar disponível publicamente. Se forem utilizados bibliotecas e ferramentas de terceiros, gratuitas ou pagas, está tudo bem. Se for utilizada uma biblioteca interna, para participar do Compo, é requerido que você a compartilhe.

Se não for possível disponibilizar seu código, é sugerido que você, ao invés de participar do Compo, participe da Jam.

Insenções especiais para o Compo

Para todos os itens a seguir, é obrigatório o direito de uso.

  • Fontes são permitidas;
  • Logo ou tela de introdução para você ou sua marca são permitidos;
  • Fotos ou gravações de pessoas ou objetos são permitidos, contanto que sejam obtidas durante o evento;
  • Geradores de conteúdo são permitidos (e até incentivados), por exemplo, geradores de sound effect;
  • Máscaras de textura, pincéis, loops e assets semelhantes são permitidos, contanto que sejam utilizados para criar um trabalho derivado deles.

Explicação sobre Trabalho Derivado

Derivado é uma forma vaga de descrever o que é permitido, mas não limitar como você cria seus assets ou visual.

As submissões não são policiadas, mas é necessário entender que os participantes criticam os jogos Compo muito mais rigorosamente. Eles esperam encontrar jogos realmente criados do zero. Se seus assets forem apenas editado, os outros participantes podem lhe dar uma pontuação ruim.

Uma boa derivação transforma o trabalho em algo novo.

Se você precisar fazer referência a um personagem famoso, faça o seu personagem. Desenhe o melhor que suas habilidades permitirem. A maioria dos seus amigos participantes são programadores, não se preocupe em fazer uma ótima arte.

Notas adicionais tanto para Jam quanto para Compo:

  • Ambos os eventos tem um horário de submissão, que acontece no final de cada evento (48 ou 72 horas depois). Essa é uma hora extra para você organizar e submeter seu jogo. No caso do Compo: depois dessa uma hora, as entradas no Compo serão fechadas, e você terá que submeter seu jogo na Jam.
  • A portabilidade (especialmente para Windows ou Web) pode ser feita depois das 48 horas iniciais. Mas quanto mais você esperar, menos tempo os participantes terão para jogar seu jogo.
  • Concertar certos bugs é permitido. Você não pode adicionar novos recursos, mas se algo não funcionou corretamente ao terminar, você pode corrigir após o prazo. É solicitado que você destaque as alterações (um breve registro). Provavelmente, você não terá uma segunda chance com alguns jogadores, mas ao menos não será um problema para jogadores futuros. 

Submissão

Você fará o upload de screenshots do jogo no site, mas também precisa fazer o upload e hospedagem dos binários.

Propriedade

Seu jogo pertence a você. Afinal, foi você quem fez. A Ludum Dare, seus organizadores e afiliados não reclamam o direito ou propriedade do seu jogo.

A Ludum Dare solicita o direito de usar seu jogo com propósito de publicidade do evento. Se você não deseja que seu jogo seja utilizado como publicidade, informe ao Mike Kasprzak.

Avaliação

Todos os participantes que submetem um jogo são permitidos avaliar. Os jogos recebem de 1 a 5 estrelas em cada categoria, ou nenhuma onde nas categorias que não são aplicáveis. As categorias são: 

  • Innovation   O inesperado. Os arranjos combinados de foma única, ou algo tão diferente que é notável;
  • Fun – Quão você se divertiu jogando um jogo. Você olhou o relógio e descobriu que já haviam se passado 5 horas?
  • Theme – Quão bem o jogo se adequa ao tema. Foi feito algo inesperado ou criativo com o tema?
  • Graphics – Quão bom o jogo parece, ou quão efetivo é o estilo visual. Boa arte, excelente gráficos gerados ou geométricos, boa arte para programadores, etc;
  • Audio – Quão bom ou efetivo é o som do jogo. Uma trilha sonora cativante, efeitos sonoros adequados, boa narração, etc;
  • Humor – Quão engraçado é o jogo. Diálogos bem humorados, sons engraçados, ou é tão ruim que é bom?
  • Mood – história, emoções ou a vibe que você sentiu ao jogar;
  • Overall – Sua opinião geral sobre o jogo, em todos aspectos que são importantes para você.

Complementando, há uma categoria especial Coolness. Quanto mais você joga e avalia, maior a sua pontuação. Também: são priorizados participantes com alto Coolness. Mais jogadores acharão e avaliar seus jogos se você tiver um Coolness alto.

Coolness Abuse: Fique atento! Os comportamentos suspeitos são monitorados. Você não será desqualificado, mas qualquer vantagem que pensa ter pode ser tirada com poucos cliques.

Prêmios

Não há premiação física ou em dinheiro para a competição. Seu prêmio é seu produto.

O uso do Tema é obrigatório?

Oficialmente, não. Não é exigido que você use o tema. Você não será desqualificado por não usá-lo. O tema é, simplesmente, uma categoria de votação. A Ludum Dare é sobre encorajá-lo a fazer algo. O tema é algo utilizado para ajudar todo mundo com o problema da “folha em branco” que artistas e criadores enfrentam. É mais fácil criar algo com uma pequena direção do que sem direção nenhuma.

Dito isso, é importante lembrar que todas as categorias de votação são opiniões; as opiniões de seus colegas. Então, ainda que a Ludum Dare não lhe force a seguir o mínimo de tema, a comunidade vê certa importância no uso do tema. Ainda que o evento não fará nada sobre o uso, a comunidade como um todo prefere jogos que utilizem o tema. Como sugestão, se você quer ter uma boa avaliação na Ludum Dare, é bom ter certeza de utilizá-lo de alguma forma.

A utilização do tema é uma regra social, não uma regra legal.

Está tudo bem em preferir jogos que seguem o tema, mas não seja rude quanto a isso. Jogos criados em um fim de semana nem sempre saem como planejado.

Jogos “Post LD”

Você é encorajado a levar seu jogo além da Ludum Dare. O objetivo do evento é incentivá-lo a criar um jogo, mas o que é feito dele após isso, é com você.