Ir para o conteúdo

Grupos de Pesquisa UFJF-GV

Ciências Contábeis

Núcleo de Pesquisa em Contabilidade (NUPEC)
Tem como objetivo principal promover e ampliar a capacidade de redação científica, o pensamento científico, a análise crítica, a capacidade criativa no desenvolvimento de ideias e projetos e o aprofundamento nas áreas do conhecimento da Ciência Contábil. O núcleo de pesquisa em Contabilidade propõe o desenvolvimento de estudos nas seguintes linhas de pesquisa: Contabilidade Governamental; Contabilidade e Gestão Tributária; e Ensino e Pesquisa em Contabilidade. O Grupo é vinculado ao NESCON –Grupo de Pesquisa em Controladoria.
Clique aqui e acesse o site do NUPEC.

 

Economia

EcoNúcleo
Grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Economia com atuação em linhas distintas dentro das Ciências Econômicas. Faz interface com diferentes áreas da Economia como, por exemplo, Desenvolvimento Regional. O EcoNúcleo possui diversos projetos de pesquisa e extensão finalizados e em andamento. Além disso, o grupo de trabalho atua na capacitação dos discentes, na disseminação de oportunidades de pesquisa, extensão, dentre outros.
Clique aqui e acesse o site do EcoNúcleo.

 

Educação Física

Núcleo de Estudos Educação Física Corpo e Sociedade (NECOS)
O grupo dedica-se ao estudo e produção do conhecimento na intersecção da Educação Física com aspectos teórico-metodológicos das Ciências Humanas e Sociais a partir de articulações temáticas entre corpo, práticas corporais, cultura, sociedade, gênero, imagem corporal e Olimpismo. O grupo tem caráter interinstitucional, disseminando saberes e práticas buscando avançar coletivamente na produção do conhecimento.
Clique aqui e acesse o site do NECOS.
Acesse a página do NECOS no CNPq

Núcleo de Estudos em Biodinâmica do Movimento e Saúde (NEBIMS)
Vinculado ao Departamento de Educação Física da UFJF-GV, o grupo congrega docentes e discentes de Educação Física e de outros cursos da área da saúde que realizam atividades de ensino, pesquisa, extensão e treinamento profissional, todas como oportunidade de estágio. O NEBIMS foi criado em 2017, com os objetivos de formar e capacitar novos pesquisadores e profissionais de saúde, produzir conhecimentos e divulgar informações científicas e desenvolver pesquisa e intervenções de cuidado a saúde da população.
As reuniões do grupo de estudos são semanais e abertas ao público. A atuação e investigação da equipe estão inseridas dentro da grande área Biodinâmica do Movimento e Saúde, destacando: treinamento físico em populações especiais; efeitos do treinamento físico nos fatores de risco para doenças cardiometabólicas; envelhecimento humano; epidemiologia da atividade física e do comportamento sedentário; capacidade funcional e comportamento motor; termorregulação e controle da pressão arterial no calor; variabilidade da frequência cardíaca, avaliação física e postural; biomecânica do movimento humano, flexibilidade e vibração mecânica.

 

Fisioterapia

Núcleo de Estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória (NEFIC)
Grupo de estudos e de pesquisa do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV. Criado em janeiro de 2016, é composto por docentes, fisioterapeutas e estudantes dos cursos de Fisioterapia e de mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares. O objetivo do grupo é desenvolver projetos de pesquisas relacionados à avaliação e intervenção em fisioterapia cardiorrespiratória e fisioterapia cardiovascular em diferentes populações (desde de recém-nascidos a idosos) e em todos os níveis de atenção à saúde. O núcleo busca contribuir com a prática baseada em evidências científicas, formação acadêmica, profissional e científica de seus integrantes e com o desenvolvimento científico dessas áreas de especialidades em reabilitação.
Clique aqui e acesse o site do grupo.

Núcleo de Investigação Músculo-Esquelética (NIME)
As pesquisas desenvolvidas pelo grupo buscam soluções práticas para os dilemas diários do fisioterapeuta músculo-esquelético, com o objetivo de aprimorar os sistemas de avaliação e conduta, sempre em benefício do paciente. Iniciou os trabalhos em outubro de 2016, como forma de inserção dos alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado nas linhas de investigação propostas. As atividades do grupo são realizadas na clínica-escola do curso de Fisioterapia. Os equipamentos existentes no local permitem a avaliação de uma grande quantidade de variáveis relacionadas à função neuromuscular, postura, equilíbrio dinâmico e análise do movimento humano.
Clique aqui e acesse o site do NIME
Clique aqui e acesse a página do NIME no Facebook

 

Medicina

Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Pública (NUPESP)
Vinculado ao Departamento de Medicina da UFJF-GV, o NUPESP é um espaço científico para o desenvolvimento de pesquisas e discussões sobre temas relacionados à Política Pública de Saúde, com foco nas demandas da Saúde Coletiva, na Atenção Primária à Saúde (APS), na Epidemiologia, na Educação e Formação em Saúde e na Vigilância em Saúde. Os objetivos do NUPESP são fomentar o desenvolvimento de pesquisas no campus avançado de Governador Valadares, o ingresso dos alunos no eixo da pesquisa acadêmica institucional e a cooperação científica entre instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas.
Todas as etapas da Política Pública de Saúde são trabalhadas pelo NUPESP, desde a elaboração até a parte operacional e o quanto ela atende às demandas da população. Também são estudadas a formação dos profissionais de saúde, bem como sua inserção e atuação no mercado de trabalho. As linhas de pesquisa apoiam os desafios e os avanços do Sistema Único de Saúde.
Clique aqui e acesse o site do NUPESP.

 

Odontologia

Núcleo de Estudos em Diagnóstico e Reabilitação Odontológica (NEDRO)
Grupo de pesquisa multidisciplinar, criado em 2016, por professores do Departamento de Odontologia do Campus Avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). Tem por objetivo realizar estudos laboratoriais e clínicos em Odontologia. São abordados o diagnóstico, tratamento e preservação, por meio da avaliação de exames, materiais e técnicas consagradas ou inovadoras utilizadas em diversas situações na Clínica Odontológica. O grupo possui uma rede de colaboração entre diferentes instituições, a fim de fortalecer o intercâmbio entre seus membros, estudantes e pesquisadores, elevando, assim, a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e seus respectivos produtos.
Clique aqui e acesse o site do NEDRO.

Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Odontopediatria (NIEPO)
Clique aqui e acesse o site do NIEPO.

Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento e Avaliação Psicométrica de Instrumentos em Saúde (GEPDAPIS)