Fechar menu lateral

Grupo Divulgação estreia “A Menina Ventania” e celebra 50 anos de peças infantis da companhia

Espetáculo celebra o meio século de funcionamento do Departamento de Teatro Infantil do grupo fundado na década de 60

O Grupo Divulgação estreia neste sábado, 12, o espetáculo infantil “A Menina Ventania”, escrito e dirigido por José Luiz Ribeiro. A peça será apresentada aos sábados e domingos, às 17h, como parte integrante da 20ª Campanha de Popularização Teatro & Dança de Juiz de Fora, neste mês de agosto. As sessões acontecem no Teatro do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Neste ano, o Divulgação chega à marca de 50 anos da realização de espetáculos infantis para a comunidade de Juiz de Fora e região. Fundado em 1966, o grupo atua de forma ininterrupta desde então e também realiza montagens de peças adultas.

“A Menina Ventania” é, também, o 182º texto teatral escrito para o Grupo Divulgação pelo coordenador da companhia, José Luiz Ribeiro. O teatrólogo completará 60 anos de dedicação ao teatro em novembro deste ano.

 

A trama

“A Menina Ventania” se passa em um reino, cujo monarca, Eduardo XV, é completamente dominado pela Rainha Mãe, chamada Intervenção. Ao sair para dar uma volta na floresta, Eduardo, ou Rei Dudu, se perde no local com o seu cachorro e fiel escudeiro, Clóvis.

É quando surge a Ventania, uma representação do vento em forma feminina. Ela é uma garota que vai ajudar a dupla a achar o caminho de casa, além de inspirar o rei a amadurecer e tomar as rédeas do governo. Como humano que é, Dudu não pode ver a Ventania – em contrapartida ele a escuta e sente o seu movimento.

Acionado pela rainha, o Capitão Godofredo organiza uma expedição em busca do rei e do cachorro. A solução encontrada é convocar um grupo de trabalhadores que prestam serviços ao Palácio para procurar o monarca sumido. Transformado após a jornada de amadurecimento que o período na floresta representa, o Rei passa a ter mais consideração pelo povo e premia o grupo que trabalha nas buscas.

Moral da história? A de que “os governantes precisam arejar as suas cabeças”, de acordo com José Luiz Ribeiro. “A peça demonstra como o governante pode ser bem orientado quando ouve o povo. A rainha passa a ser um elemento antigo e a Menina Ventania é que vai arejar a cabeça do rei. Tudo isso contado de maneira que o público infantil possa entender, mas que os pais também possam refletir”, explica.

“A Menina Ventania” propõe, ainda, uma reflexão às crianças (e também aos adultos) sobre a importância da sensibilidade para os diversos sentidos humanos, em uma sociedade altamente direcionada à imagem e ao aspecto visual. Valores como a importância da democracia e do respeito aos direitos da população e os benefícios do processo de amadurecimento também são destacados. “É uma mensagem de esperança nesse momento de individualismo – um coletivo vai organizar o pensamento do rei”, define José Luiz.

 

Teatro para crianças: aposta na formação de público

Desde a montagem de “A Onça de Asas” (de Walmir Ayala), em 1973, o Grupo Divulgação já encenou mais de 45 espetáculos voltados para o público infantil. Na avaliação de José Luiz Ribeiro, o que motiva a companhia a investir na atenção das crianças é “semear os futuros espectadores”.

“Para que o teatro continue a ser uma força que mova a sociedade de maneira grupal. O que nós procuramos fazer é seguir o que Stanislavski (Constantin Stanislavski, 1863-1938, teatrólogo russo e teórico do processo de criação do ator) falava, que o teatro infantil é igual ao adulto. Só tem que ser muito melhor, porque a gente precisa fazer com que a criança tenha boas recordações e uma motivação estética para crescer com o teatro”, finaliza.

Para a atriz do Grupo Divulgação e professora chefe do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação (Facom), Márcia Falabella, o teatro infantil proporciona uma experiência fundamental para a criança de hoje. “Por trazer essa experiência sensitiva, afetiva e estética quando as crianças estão muito mais acostumadas com as telas da TV, do computador. É uma oportunidade de ter a experiência do ’ao vivo e a cores’”, salienta.

 

Elenco e equipe

No elenco, Brenda Soares como Ventania, Pedro Moysés como Rei Dudu e Dowglas Mota como Clóvis. Márcia Falabella empresta seu talento ao papel de Intervenção, a Rainha Mãe. Lendel Smânio é o Capitão Godofredo. Os trabalhadores são interpretados por Igor Santos (Clemente), Mateus Omar (Dionísio), Matheus Braga (Cosme), Lúcio Araújo (Chico), Yuri Ávila (Cristóvão) e Bernardo Mendonça (Damião). Mãe Venta é interpretada por Lana Gabriel.

Emmanuelle Serdeira é Marquesa e Samara Borges é Duquesa, ajudantes de ordens da rainha.

O figurino é assinado por Malu Ribeiro. A sonoplastia é de Aian Cruz; no apoio ao espetáculo, Letícia Rezende. Os arranjos musicais foram compostos por Dionísio Giovanini. Músicas originais, cenário, luz e direção são de José Luiz Ribeiro.

 

Entrada e ingressos

Na sexta-feira, 11, o grupo realiza uma pré-estreia para convidados. Depois, o espetáculo cumpre temporada aos sábados e domingos de agosto pela Campanha de Popularização Teatro & Dança. Outras informações na página no Instagram da Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (Apac-JF).

 

Serviço

“A Menina Ventania”

Teatro do Forum da Cultura

Endereço: Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora/MG

Datas: 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de agosto

Horário: 17h

 

Outras informações:

(32) 2102-6306 – Forum da Cultura

Página do Grupo Divulgação no Instagram