Fechar menu lateral

Arquitetura

Foto da fachada de frente do forum da Cultura, vista durante a noite

Forum da Cultura – vista noturna

Construído na década de 20, o prédio do Forum da Cultura apresenta um estilo eclético. Tendo como inspiração as villas italianas, possui grades e portões em ferro moldado com detalhes fundidos.

O jardim frontal, em folhagens verdes, apresenta tons realçados pela bordadura dos canteiros que abrigam imponentes flamboyants.

O casarão destaca-se pela varanda onde colunas dóricas sustentam o terraço do segundo andar, rodeado por balaústres. A parede frontal é encimada por adornos com elementos de estuque em florões e cabeças de leões.

A escada que dá acesso ao casarão possui corrimão sustentado por balaústres e seus degraus, em mármore branco, integram-se ao piso quadriculado em preto e branco na melhor inspiração do renascimento italiano.

Foto da escada interna do Forum da Cultura, com luminária e bronze dourado

Escada com luminária em bronze dourado

Os tetos originais, em madeira de lei com graciosos respiradouros, harmonizam com outra sala onde o teto, em metal, apresenta detalhes geométricos emoldurando florões.

São três andares e o acesso ao segundo patamar se dá através de uma escada circular, em madeira encerada que tem na base uma luminária, em formato de mulher, em bronze dourado.

Há variedade de lustres, do cristal claro ao azul celeste, que iluminam os cômodos, tendo ainda um exemplar em porcelana. Os móveis resgatam dos anos 20 aos 40, com tampos de granito verde e poltronas em vermelho sangue.

Os pisos em tacos claros e escuros apresentam variedades de composição geométrica. Em cada aposento, um desenho diferente, podemos notar a harmoniosa composição e a excelência da artesania.

Foto da sala de jantar do Casarão, com teto de madeira de lei

Sala de jantar com teto de madeira de lei

O prédio, originalmente pintado em rosa, tem vitrais com decoração floral, mesclando o fundo branco circundado em amarelo a uma profusa variedade de tons do rosa ao carmim. Os vitrais figuram rosas pintadas, emolduradas por folhas verdes e marrons em muitas tonalidades.

Os frontispícios das portas apresentam uniformidade de desenhos e, na divisória entre a antiga sala de visitas e a sala de jantar, existe uma porta em estilo neo-clássico encimada por detalhes de art noveau.