Fechar menu lateral

Peças em marcenaria, marchetaria e escultura são destaque na exposição “Caminho”, no Forum da Cultura da UFJF

A mostra exalta toda riqueza da flora brasileira através da diversidade de cores e texturas das madeiras utilizadas nas peças em exibição.

A palavra malungo significa “companheiro” e vem do Quicongo, uma das línguas faladas no Congo. Ela foi escolhida pelos artistas para nomear o coletivo, enquanto assistiam a uma entrevista do compositor baiano Xangai. “Durante a entrevista, Xangai explica o significado do termo fazendo uma interessante analogia com a amizade dos bois-de-carro no contexto rural. Essa fala nos gerou uma identificação pelo sentido em si da palavra e por estar inserida nesse cenário do imaginário rural, que é uma de nossas linhas de pesquisa”, explica Rafael.

A mostra no Forum da Cultura trata-se da primeira exposição de um conjunto de peças do coletivo em um espaço voltado para arte. Entretanto, a dupla também já exibiu seus trabalhos em outros locais e feiras de Juiz de Fora. Eles contam inclusive com a obra a “Capivara de Tróia”, uma escultura rolante de mais de 2 metros de comprimento, em exibição no Museu Ferroviário da cidade.

 

MATA VIVA, de Rafael Monteiro | 57x57x4cm | setembro 2022 | diversas madeiras | técnicas de marchetaria e marcenaria tradicional

Mais sobre os artistas

Rafael Monteiro é arquiteto e urbanista graduado pela UFJF, trabalha com a elaboração de projetos arquitetônicos de bioconstrução, execução e acompanhamento de obras desde 2017. Neste mesmo ano criou o escritório compartilhado e espaço cultural Casario em São João Nepomuceno, revitalizando um antigo casarão da cidade com a ideia de valorizar a cultura local. Trabalhou com o grupo de arquitetos e bioconstrutores de Juiz de Fora Taba Bambu. Com o foco num pensamento ecológico e permacultural, atua na criação, no desenho e na produção de móveis em madeira e nas artes plásticas, utilizando sobras da construção civil.

Caio Paro também é arquiteto e urbanista formado pela UFJF, realizou diversos cursos de construção ecológica, estagiou em canteiros de obras de bioconstrução em Juiz de Fora e região e trabalhou como aprendiz na marcenaria Quadratto. Atua na elaboração de projetos arquitetônicos, design de móveis e na produção das peças na oficina.

 

VELA, de Caio Paro | 3x4x15cm | madeiras (braúna, goiabão e peroba rosa) | técnicas de marcenaria tradicional

Um dia de artesão no Forum

A fim de conectar, ainda mais, o público com as técnicas utilizadas em suas obras, Rafael e Caio oferecerão uma oficina gratuita de acabamento em madeira na sexta-feira, 11 de agosto, de 14h às 17 horas, no Forum da Cultura.

Os participantes terão a oportunidade de entender melhor os diferentes tipos de acabamentos e suas finalidades, conhecer a preparação da madeira e os processos de aplicação de cada produto. Serão utilizados óleos, ceras, vernizes e tingidores, em várias espécies de madeira para fins de comparação. O curso fornecerá todos os materiais necessários.

Os interessados em participar deverão realizar um cadastro simples através do formulário presente no link a seguir: https://forms.gle/NPW8ujfib7H684HE6

As vagas são limitadas, voltadas para pessoas a partir de 16 anos e serão preenchidas seguindo a ordem de cadastro no formulário. Não é necessário ter experiência ou habilidades com trabalhos manuais para participar.

 

Forum da Cultura

Instalado em um casarão centenário, na rua Santo Antônio, 1112, Centro, o Forum da Cultura é o espaço cultural mais antigo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em atividade há mais de cinco décadas, leva à comunidade diversos segmentos de manifestações artísticas, abrindo-se a artistas iniciantes e consagrados para que divulguem seus trabalhos.

 

Endereço e outras informações

Forum da Cultura
Rua Santo Antônio, 1112 – Centro – Juiz de Fora
www.ufjf.edu.br/forumdacultura
E-mail: forumdacultura@ufjf.br
Instagram: @forumdaculturaufjf
Telefone: (32) 2102-6306