Educação e Ironia no palco

Dias Felizes _José Luiz Ribeiro_Foto de Márcia Falabella

Espetáculo trata das mazelas da educação brasileira e sua conseqüência no seio da sociedade

Encerrando o Curso de Iniciação ao Teatro, do Grupo Divulgação, o Núcleo de Adolescentes encena DIAS FELIZES, de José Luiz Ribeiro. As apresentações serão nos dias 15, 16 e 17 de agosto, às 20h30min, no Forum da Cultura.

O elenco é composto por 10 atores que vivem os diversos papeis da narrativa que mostra o cotidiano de uma escola e os conflitos gerados entre os jovens e os professores insatisfeitos e apaixonados por sua profissão.

O projeto

Institucionalizado como projeto de extensão da UFJF há mais de 25 anos visa dar oportunidade aos adolescentes de travar um contato íntimo com as artes cênicas e serve, ainda, de ponte para determinar vocações.

Durante as aulas e oficinas o alunado travou conhecimento com significados da arte corporal, da vivência cênica, técnica vocal, improviso e interpretação textual. O resultado final pode ser aferido na série de três apresentações.

O texto

Criado por José Luiz Ribeiro, dono de vasta dramaturgia ao longo de cinquenta anos de carreira, o texto trata das mazelas da

Dias Felizes _José Luiz Ribeiro_Foto de Márcia Falabella

“Dias Felizes” narra o cotidiano de uma escola e os conflitos gerados entre os jovens e os professores insatisfeitos e apaixonados por sua profissão

educação brasileira e sua conseqüência no seio da sociedade. Usando a fala de Lya Luft como pano de fundo que diz “… como é possível que num país civilizado a educação não seja um processo primeiro, e tenhamos tanta criança sem escola, tanta escola sem professor, tanto professor sem incentivo, tanta ilusão sobre notebooks em todas as escolas quando em muitas não há merenda escolar nem giz ou livro?”.           O texto fotografa situações e mostra, ao final, que existem caminhos para os nossos jovens.

O elenco

Vivendo os diversos papeis da trama estão Victo Rufato, Ana Monteiro, Fernanda Carvalho, Luany Santos, Franklin Ribeiro, Paulo Vitor Farias, Camilla Assis, Vic Sobrinho, Amadeus Dias e Giovana Gamper. São tios, pais, professores e alunos que têm suas histórias entrecruzadas. A orientação de voz esteve a cargo de Márcia Falabella, a direção é de Jose Luiz Ribeiro e o apoio técnico está a cargo dos membros do Grupo Divulgação.