Jornalista Jhonatan Mata lança livro no Forum da Cultura

A escolha do tema do livro foi amadurecida ainda na graduação

A escolha do tema do livro se deu quando Jhonatan ainda estava na graduação

O Forum da Cultura, da UFJF, recebe nesta terça-feira (8), às 20h30min, o jornalista Jhonatan Mata e convidados para o lançamento de seu livro “Um telejornal pra chamar de seu”.

Jhonatan é Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), integra o grupo de pesquisa Comunicação, Identidade e Cidadania (CNPq) e tem experiência na área de Comunicação, com pesquisas e publicações focadas em televisão, telejornalismo, identidade e participação popular. Atua nas especializações em Jornalismo Multiplataforma (UFJF) e Mídias na Educação (Capes/UAB) e foi finalista do Prêmio Francisco Morel (Intercom 2009).

A obra tem por objetivo contribuir para reflexões acadêmicas e extra-acadêmicas sobre a questão da inserção da população nos programas de TV local. Ele afirma que o livro tem como finalidade apresentar os resultados de sua dissertação de Mestrado, fruto das pesquisas e diálogos tecidos na linha “Comunicação e Identidades”, do PPGCOM-UFJF.  “Nessa direção, a empreitada consistiu em investigar as “maneiras” como os telejornais locais dão voz ao seu público em uma cidade pólo da Zona da Mata Mineira. E, ainda, compreender como as emissoras tentam resgatar/estabelecer uma juizforaneidade e uma identidade local”, comenta Mata.

O autor acredita que “estudar a inserção popular na mídia local nos permite transcender o nível contemplativo do espetáculo televisivo, numa compreensão crítica da realidade, que não exclua o espetáculo, mas que possa subsidiar ações transformadoras, principalmente o exercício da leitura crítica dos telejornais em seus recortes e produção de realidades”.

O trabalho teve como recorte empírico o estudo das edições do Jornal da Alterosa Edição Regional, Jornal da TVE e MGTV 2ª Edição veiculadas diariamente de 03 a 07 de maio de 2010 e levou 2 anos para ser finalizado.