Fechar menu lateral

Bellei expõe quadros e miniquadros, na Galeria do Forum da Cultura

 

 

 

Casarios da cidade de Ouro Preto, pelas mãos e sensibilidade de Bellei

A Galeria de Arte, do Forum da Cultura, da UFJF, recebe a obra do artista plástico Bellei, na exposição “Pinturas. Composta por 38 quadros, em tamanhos diversos, a mostra é rica em cromatismo com pinceladas bem trabalhadas, qualificando a carreira do artista, durante 33 anos.

Programada de 07 a 19 de maio, de 14 às 18 horas, a abertura se dará às 20 horas. A visitação poderá ser feita de segunda à domingo, das 14 às 18 horas, A entrada é gratuita.

O Forum da Cultura está localizado à Rua santo Antônio, 1112, Centro. Mais informações pelo telefone 3215-3850.

O Artista e sua obra

Bellei é Juizforano, autodidata e pela segunda vez expõe no Forum da Cultura. Possui uma vasta premiação e seus trabalhos já foram mostrados em outras regiões do Brasil, tais como Rio de Janeiro e Brasília. Em 1981 foi premiado no XXXII Salão Municipal de Artes Plásticas de Juiz de Fora e desde então passou a expor em diversas cidades brasileiras.

Sua primeira mostra aconteceu em 1980, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. A partir daí desenvolveu um trabalho que alcançou um nível especial. Bellei afirma – “Sempre que exponho, meus quadros são admirados pelas pessoas, sendo uma pintura que agrada. Pinto com muito sentimento, sensibilidade e tento transmitir para tela, não um retrato da realidade, mas, aquilo que estou vendo com emoção. Isso é legal, ter um tema, um motivo, e, nele você joga as cores. A pintura é muito rápida, não fico voltando no que já fiz. Faço de uma só vez”.

Sua temática é recorrente e mostra, a cada ano, um crescimento estético. Sua obra é uma expressão de sua vivência no mundo. “O meu tema sempre foi, basicamente, paisagens rurais e casarios, como Ouro Preto e Tiradentes. Eu gosto desses temas que estão mais enraizados na minha cultura. Nasci e fui criado na roça, então a gente traz essa afinidade de transportar esses elementos para a tela”.

Na mostra podemos encontrar a peregrinação do artista por diversas cidades do interior mineiro e da costa fluminense. Suas pinturas retratam belezas naturais, encontradas em paisagens rurais, naturezas mortas e casarios antigos de algumas cidades de Minas Gerais, como Juiz de Fora, Rio Novo, Descoberto, Ouro Preto e Pouso Alegre, além de algumas que se remetem à região de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Sua inserção no mercado se deu por obra do acaso, em 1986, quando expunha e vendia seus quadros no Rio de Janeiro, mas, acabou se encontrando tanto nessa área que decidiu continuar. “A arte, na verdade, não é para mim um meio de vida, não é uma profissão, então eu não abracei com tanta vontade. Na verdade é a falta do “marchand” que encaminha o artista. Então, a oportunidade que tive, eu aproveitei”.

Bellei acredita que os visitantes irão se surpreender, principalmente, com o tamanho das obras. “Muitos já viram minhas pinturas em tamanho grande e agora vão ter a expectativa quebrada, ao ver miniquadros. Mas, acredito que vão sentir a mesma emoção que sentiriam se estivessem observando em tamanhos dos maiores”, explica. “Deu um efeito bom, pelas características da pintura e mesmo com as reduções, não alterou a qualidade. Vendo a foto, até parece de um quadro grande. Fiquei satisfeito com o resultado”, finaliza.