Fechar menu lateral

Mostra celebra as águas de março

 

 

 

Jangada da cidade de Conselheiro Lafaiete confeccionada com conchas

A exposição ‘É doce morrer no mar’, em cartaz no Museu de Cultura Popular (MCP), comemora as águas de março, com uma homenagem à Iemanjá, a personagem da cultura popular também conhecida como a Rainha do Mar. A mostra pode ser conferida até o dia 01 de abril, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e aos sábados, das 9h às 17h. A entrada é franca.

‘É doce morrer no mar’ exibe 40 peças, confeccionadas com diversos materiais como madeira, osso de peixe, conchas e gesso que, além de reverenciarem o orixá africano, representam embarcações como canoas e barcos, tão populares nas águas brasileiras. O rio São Francisco e suas típicas jangadas possuem lugar de destaque na exposição. Até mesmo o esporte paixão nacional está representado em barcos com as bandeiras dos times de futebol Flamengo e Vasco.

O diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, acentua que no Brasil, “as embarcações representam o desenvolvimento dos meios de transportes e evidenciam o país como um grande reservatório de água.”