Fechar menu lateral

Museu resgata a representação do nascimento de Jesus

 

Pintura de Marilda Mestrini integra a exposição

Tradicionalmente, o Museu de Cultura Popular reserva o mês de dezembro para vivenciar o espírito natalino com a exposição Presépios. E a mostra, que está em sua 23ª edição, já pode ser visitada de segunda a sexta-feira, de 14h às 20h30, no Forum da Cultura, até o dia oito de janeiro. A entrada é franca.

Mais de 70 obras relembram o nascimento do Menino Jesus segundo a crença popular. São peças, em sua maioria artesanal, feitas de materiais que variam entre o barro, cerâmica, vidro, cristal, plástico e chumbo. Há ainda os presépios mais inusitados, confeccionados com bolas de gude, conchas, palha de bananeira e até massa de pão. Complementam a exposição as guirlandas, e a clássica árvore de Natal.

As obras, distribuídas em duas salas conectadas entre si, fazem parte do acervo do Museu e são originários dos estados de São Paulo, Minas Gerais e do Nordeste e Sul do Brasil, e também de outros países, como Peru, Equador, Bolívia e Itália. Chamam atenção as feições culturais observadas em cada personagem dos presépios, de acordo com a origem da peça.

O diretor do Forum da Cultura, José Luiz Ribeiro, afirma que o objetivo principal da exposição é fazer um resgate de valores em um momento em que o Natal é marcado por aspectos comerciais. “Celebrar o nascimento de Jesus é um ritual que aposta na esperança. O nascimento de uma criança representada como o filho de Deus está no presépio, criado por São Francisco de Assis, como o simbolismo de uma época em que os homens acreditavam no reino dos céus, independente do ouro que estivesse na terra”, completa.

Tradição dos presépios

Conta a história do catolicismo que o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII. Com o intuito de despertar a fé dos camponeses, São Francisco decidiu que celebraria o Natal de forma mais realista possível. Assim, com a permissão do Papa, montou um presépio de argila na região de Greccio, na Itália – uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos – em torno da qual celebrou a missa de Natal daquele ano. O sucesso da representação do presépio foi tão grande que rapidamente se estendeu por toda a Itália, a partir de então, a tradição se difundiu por todo mundo.