Fechar menu lateral

Adolescentes do Divulgação encenam espetáculo infantojuvenil

 

Adolescentes interpretam personagens do imaginário infantil

Dentro das comemorações da Semana da Criança, o núcleo de adolescentes do Grupo Divulgação (GD) estreia nesta sexta-feira, dia 7, “No país do troca nome”, às 20h30, no Forum da Cultura. O espetáculo, de José Luiz Ribeiro, segue em cartaz até o dia 12 de outubro com horários especiais: nos dias 08, 09 e 12 será apresentado às 16h45 e nos dias 10 e 11 às 15h.

A peça infantojuvenil reúne personagens do universo da imaginação, trazendo animais falantes como o centro de toda a obra. Seguindo a marca registrada do GD em suas montagens infantis, “No país do troca nome” aposta no gênero musical, unindo diálogos e músicas para transmitir ao público a mensagem da obra: a importância da memória para o mundo.

A narrativa se inicia quando Dona Memo acorda sem memória e começa a trocar o nome de todos os animais, principalmente dos pássaros da floresta, o que gera momentos e situações de risos e tensão. A resolução do impasse se dá através da música, que na trama é vista como a cura para a perda da memória.

Para a atriz Ana Carolina Almeida estrear um espetáculo infantil é um desafio. “Crianças são muitos exigentes, quando elas gostam de algo elas elogiam, mas quando não gostam não hesitam em criticar. Estou ansiosa”, confessa.

Centro de Estudos Teatrais: Cursos e Oficinas

A peça é resultado do projeto de extensão Centro de Estudos Teatrais – Cursos e Oficinas, desenvolvido pelo Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgação em parceria com a UFJF. Durante sete meses, os 17 alunos do ano de 2011 participaram das aulas de interpretação, improviso, expressão vocal e corporal.

Segundo José Luiz Ribeiro “dar oportunidade a adolescentes em estado de formação oferecendo-lhes conhecimento, disciplina, cultura teatral e organização é algo essencial”. O diretor acrescenta ainda que “transmitir ferramentas que os capacitem a adquirir uma formação cidadã faz com que o solitário se transforme em solidário”.