Fechar menu lateral

MCP inaugura primeira mostra do ano

Prato e Caneca

Objetos de convivência diária das pessoas, “Pratos e Canecas” são temas da primeira exposição de 2011 em cartaz no Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura. Peças de materiais e procedências variadas revêem a história e a importância destes elementos na cultura popular do Brasil e do mundo. Visitas de segunda a sexta-feira, de 14h às 18h, até o dia 30 de janeiro. A entrada é franca.

Pratos

A diversidade da mostra traz pratos em cerâmica, porcelana e bronze, pintados e esculpidos, com função utilitária ou simplesmente como objeto adorno. As obras, que se alternam entre acervo do Museu e coleção particular, são de origem brasileira, portuguesa, alemã e japonesa e carregam em si marcas de épocas e estilos dos povos.

“Durante a história da humanidade, o prato foi, a princípio, um elemento de elite. Pois, na antiguidade, as refeições eram servidas em grandes tabuleiros em que as pessoas comiam coletivamente. A partir do século XVI, começam a ser feitos pratos individuais para os nobres, cabendo aos plebeus comerem em caçarolas”, explica José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura. “Surgem, então, pratos mais elaborados com monogramas, com a marca dos donos da casa ou algum outro elemento decorativo”, continua. “Nesse momento, a arte passa a compor o utensílio de cozinha”.

Assim, o prato deixa de ser um simples objeto utilitário para ser, também, um elemento de estética. É comum encontramos um exemplar adornando estantes e paredes das casas, passando, inclusive, a ocupar o lugar das artes plásticas.

Canecas

Além dos pratos, a exposição exibe canecas: das esmaltadas às de porcelana, de motivos e utilidades diversas. Entre outras coisas, retratam a tradição do café mineiro, a marca da pintura indígena e até mesmo as finalidades mais modernas, como comemorações e brindes de empresas. “É um olhar rápido pela história e chega até a modernidade”, ressalta José Luiz.

Segundo o diretor, a caneca surgiu e se tornou popular no século XV, a partir da necessidade de resguardar as bebidas quentes. “É como uma espécie de evolução do copo. Foi preciso colocar uma ‘asa’, para a pessoa não se queimar”. Hoje, as canecas são feitas dos mais variados tamanhos, padrões e desenhos.