Fechar menu lateral

MCP celebra mês do folclore e reverencia seu fundador

 

Bumba meu boi

O Museu de Cultura (MCP) do Forum da Cultura exibe sua nova exposição: “Folclore Brasileiro”. Além de comemorar o mês do folclore – agosto, a mostra faz uma homenagem especial ao prof. Wilson de Lima Bastos, criador do Museu do Folclore, que mais tarde foi renomeado como Museu de Cultura Popular, ampliando seu público e raio de ação. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 14h às 20h30, até o dia 03 de setembro. A entrada é franca.

A diversidade de nossas tradições

O poeta mineiro Wanderlino Arruda define o folclore como “a expressão cultural constituída de lendas, mitos, crenças, cantigas, costumes e tradições. São estórias do conhecimento popular coletivo. De criatividade livre e espontânea, é transmitido pela oralidade e pela prática”. A exposição “Folclore Brasileiro” materializa este conceito, esbanjando criatividade e cores em peças artesanais que mostram as mais diversas manifestações do gênero em todo o país.

As obras retratam rituais folclóricos como as festas de São Benedito e do Divino; elementos ligados aos orixás e às religiões africanas; os pretos velhos, que remetem às figuras das benzedeiras; além de carrancas, que eram colocadas nas proas dos barcos em navegação fluvial do Rio São Francisco para espantar os maus espíritos. Mas o destaque da mostra fica a cargo das inúmeras representações do bumba meu boi, tida como uma das mais ricas manifestações do folclore brasileiro.

Segundo José Luiz Ribeiro, diretor do Forum da Cultura, “a exposição traz aos juizforanos elementos que marcam a história do povo e relembram nossa cultura. E acima de tudo, reverencia o prof. Wilson de Lima Bastos, que fundou o Museu do Folclore”, legado deixado à UFJF.

Cultura do povo

Por sua diversidade, o folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo. Foi originalmente formado por elementos ligados à cultura dos índios, portugueses e africanos, os três povos que constituem as raízes da cultura do país. Entretanto, a chegada de imigrantes de países como Itália e Alemanha rendeu novas contribuições ao nosso folclore, tornando-o ainda mais rico e complexo.

A palavra folclore deriva das expressões inglesas folk – povo – e lore – saber – e, portanto, significa “saber do povo”. O vocábulo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms e utilizado, pela primeira vez, em 22 de agosto de 1846, data que passou a ser celebrado o Dia do Folclore. Usando o pseudônimo de Ambrose Merton, William publicou um artigo com o título Folk-lore, na revista The Athenaeum, de Londres. No texto, ele propunha o termo, como expressão técnica apropriada ao estudo das lendas, tradições e da literatura popular (fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/Folclore.htm).