O curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (FACOM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) forma bacharéis em Jornalismo. O jornalismo é profissão reconhecida internacionalmente, regulamentada e descrita como tal no Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho. O Jornalista trabalha na procura e na divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. É o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, faz entrevistas e escreve artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Senso crítico, capacidade de expressão, domínio do português, de técnicas de redação e de softwares de edição de textos e de imagens são requisitos fundamentais.
Para concluir o curso é necessário cursar 3005 horas, distribuídas entre disciplinas obrigatórias, opcionais e eletivas. O curso é oferecido nos períodos diurno (integral) e noturno. Em função de peculiaridades inerentes às grades de horários, o tempo de duração é diferente e assume o seguinte perfil:
O curso de Jornalismo teve suas atividades iniciadas em 02 de Fevereiro de 1958, com a primeira turma diplomada em 1961. Ofertado inicialmente na antiga Faculdade de Ciências Humanas e Letras, com a criação da UFJF, o curso de Jornalismo passou para a Faculdade de Direito, onde ficou até a criação da Faculdade de Comunicação.
Em 1969, a reforma educacional realizada pelo governo militar transformou-o em curso de Comunicação Social. Em 2010, o Ministério da Educação (MEC) desfez este equívoco histórico e devolveu a antiga denominação ao curso. Assim, atualmente, a FACOM/UFJF oferece o curso de Jornalismo em dois turnos: integral, organizado em oito períodos e outro, noturno, com 10 períodos letivos.
Desde agosto de 2015, atendendo às Novas Diretrizes curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo, o curso de Jornalismo da FACOM/UFJF conta com uma nova matriz curricular. Além de elevar a carga horária total para 3005 (três mil e cinco) horas, essa nova matriz curricular conta com a obrigatoriedade de estágio, novas disciplinas e produtos laboratoriais e um projeto pedagógico muito interessante.
VAGAS:
Jornalismo Integral (manhã e tarde): 35 vagas no 2º semestre de cada ano;
Jornalismo Noturno: 35 vagas no 1º semestre de cada ano;
PROCESSO SELETIVO:
PISM e SISU
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR:
Carga horária: 3005 horas.
Composição da carga horária: 2505 horas em disciplinas obrigatórias, 300 horas em Atividades Complementares, podendo ser computadas através de disciplinas opcionais ou de atividades de Flexibilização Curricular, conforme prevê o Regulamento Acadêmico de Graduação, e 200 horas em estágio supervisionado obrigatório.
Integralização:
mínima 8 semestres letivos, turno integral
máxima 16 semestre letivos, turno integral
Acesse também:
Currículos ativos: acesse aqui ementas e programas de disciplinas
MATRIZ CURRICULAR – VÁLIDA A PARTIR DE 2019 (3).
MATRIZ CURRICULAR – VÁLIDA A PARTIR DE 2015(3)
MATRIZ CURRICULAR – CURRÍCULO ANTERIOR A 2015(3)
Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo