Sobre a FACOM

O Curso de Jornalismo nasceu na antiga Faculdade de Filosofia e Letras – FAFILE, em 02 de Fevereiro de 1958. Com a criação da Universidade Federal de Juiz de Fora, no início da década de 1960, o curso passou a funcionar no Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL. Com a reforma Universitária, em 1969, o Curso de Jornalismo foi transformado em Curso de Comunicação Social e transferido para a Faculdade de Direito, onde constituiu um departamento daquela unidade, oferecendo as habilitações em Jornalismo, Radialismo e Relações Públicas.

Em 1990, foi criada a Faculdade de Comunicação, passando a funcionar nas atuais instalações. A partir de 2000, a FACOM/UFJF passou por uma reforma curricular e deixou de oferecer as habilitações em Radialismo e  Relações Públicas, permanecendo apenas o Jornalismo.  Em 2010, o Ministério da Educação reformulou e redefiniu a nomenclatura de todos os cursos de graduação  oferecidos no Brasil. A Comunicação passou a ser compreendida apenas como área de conhecimento, levando a extinção do curso de “comunicação social” criado pela reforma universitária de 1969 e devolvendo ao Curso de Jornalismo da FACOM/UFJF seu nome original, de 1958.

Em 2013, com a publicação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Jornalismo, a FACOM reorganizou  seus currículos de jornalismo e buscou se adaptar às novas demandas do mercado e da sociedade. Além de iniciar a construção de um novo prédio, adequado ao ensino do século XXI, começaram os estudos para a oferta de novos cursos. Hoje, em 2016, isso se torna realidade com a aprovação do Curso de Rádio, TV e Internet.

Ao longo de sua história,  a FACOM/UFJF sempre desenvolveu e integrou diversos projetos de extensão e de pesquisa, além de fornecer profissionais para os principais meios de comunicação do país e de contribuir fortemente para a profissionalização da comunicação na própria UFJF, na cidade e na região.

Missão da FACOM/ UFJF

A Faculdade de Comunicação Social tem como missão a excelência na formação de profissional de Comunicação Social, em suas diferentes habilitações, e ser referência local, regional, nacional e internacional na capacitação contínua e permanente de profissionais da área de Comunicação Social. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, articula a Graduação e a Pós-graduação, contribuindo efetivamente para a promoção da qualidade de vida da população, sempre considerando a realidade do contexto sociopolítico, econômico e cultural micro e macro regional. Além disso, procura manter um ambiente de respeito à diversidade e o livre debate das ideias, formando profissionais capazes de constante aprendizado crítico, preparados para atuar com base nos princípios éticos e com vistas ao exercício pleno da cidadania, contribuindo assim, para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

A FACOM/UFJF  tem como visão de futuro, a educação enquanto compromisso com a paz, com o bem estar de todos, com a solidariedade entre os seres humanos e para com a natureza. Compromete-se, também, com a formação plural e de competência técnica, imbuída de valores éticos, como alavanca indispensável à  construção de uma nova sociedade calcada nos ideais de justiça social, de igualdade de direitos e de oportunidades, enfim, da dignidade humana e profissional.

Estrutura Departamental

– Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos;
– Departamento de Métodos Aplicados e Práticas Laboratoriais;
– Departamento de Técnicas Profissionais e Conteúdos Estratégicos.