A Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove, entre 14 e 16 de outubro, a Apresentação da Pesquisa na FACOM, que integra o I Encontro de Extensão e Pesquisa. A programação contará com apresentações dos grupos e projetos de pesquisa da unidade acadêmica, bem como as atividades vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). As atividades têm inicio previsto para as 14h. A iniciativa marca a primeira edição de um encontro que busca aproximar a comunidade acadêmica das pesquisas desenvolvidas na FACOM
Durante os três dias de evento, serão apresentados grupos de pesquisa e projetos de iniciação científica (IC), abrangendo áreas como inteligência artificial, jornalismo, audiovisual, tecnologias digitais, memória e comunicação. Cada apresentação terá duração de cerca de 20 minutos, com exposições orais acompanhadas de recursos audiovisuais.
A programação contempla grupos como o NJA – Núcleo de Jornalismo e Audiovisual, o Laboratório de Mídia Digital (LMD), o Namidia – Narrativas Midiáticas e Dialogias, o (AI)²Lab, focado em algoritmos e inteligência artificial, e o Footbyte, que investiga a relação entre comunicação, tecnologia e futebol. O evento também apresentará o projeto de iniciação científica “Capturando estilos: a narrativa e a estética da fotografia nas revistas de moda”.
“O grande objetivo é que o corpo discente conheça tanto o PPGCOM como uma perspectiva futura de realização de mestrado e doutorado dentro da área de comunicação. Os alunos de graduação podem perceber que, mesmo durante a graduação, podem se envolver com grupos de pesquisa e descobrir áreas de interesse”, destaca a diretora da Facom, Erika Savernini.
A iniciativa marca a primeira edição de um encontro que busca aproximar a comunidade acadêmica das pesquisas desenvolvidas na FACOM. Os grupos apresentados reúnem docentes, pesquisadores e estudantes de mestrado, doutorado e graduação, desenvolvendo investigações que dialogam com as transformações contemporâneas da comunicação e suas interfaces com tecnologia, arte, política e sociedade. “Ao nos expormos, queremos estimular mais pessoas a se engajarem e, com isso, fomentar a pesquisa, que é um dos pilares da Universidade”, ressalta a diretora.
O I Encontro de Extensão e Pesquisa da Facom é organizado pela direção da faculdade, representada por Erika Savernini, em conjunto as coordenadoras dos cursos de Jornalismo e RTVI, professoras Ana Paula Dessupoio e Janaina Nunes.