Fechar menu lateral

Pesquisadora do curso de ESA/UFJF criou um site para informar sobre crianças e veículos superaquecidos no Brasil

               Nos Estados Unidos da América – EUA morrem anualmente uma média de 40 crianças esquecidas em veículos, e essa acaba não sendo uma realidade diferente no Brasil, segundo pesquisa realizada pela acadêmica Driely Costa, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF, durante o seu período de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras, na University of Georgia, USA.

              A pesquisa teve início em 2015 e ainda está em andamento, com o levantamento, a análise e o registro de ocorrências desses acidentes no Brasil. No primeiro semestre do ano de 2016, o artigo decorrente dessa pesquisa foi publicado com a primeira análise de dados sobre esse tema por um país fora os EUA. “An Analysis of Children left Unattended in Parked Motor Vehicles in Brazil” mostra os casos ocorridos no Brasil num período de 10 anos 2006-2016, suas principais causas, quais os locais de maior incidência, quem são os principais responsáveis, o que acontece no corpo dos bebês e das crianças esquecidos em veículos, e a sua relação com o aumento exponencial da temperatura.

             Com o apoio do Dr. Andrew Grundstein e do Dr. Jan Null e com as informações levantadas pela pesquisadora, foi possível construir um site, vinculado ao site americano, para conhecimento, conscientização e sensibilização da população sobre essa preocupante questão social.

             A criação desse espaço é relevante, pois entendeu-se, a partir das pesquisas realizadas, que a difusão dessas informações contribuirá para reduzir a ocorrência de casos semelhantes no Brasil, nos Estados Unidos e em qualquer outro lugar do mundo.

 

Link do site com os dados do USA: http://noheatstroke.org/

Link do site com os dados do Brasil (há a opção de visualização em Português, clicando no item Portuguese translation): http://noheatstroke.org/Brazil/

Link para o artigo publicado na revista Suíça IJERPH: http://noheatstroke.org/Brazil/costa%20and%20grundstein_IJERPH_2016.pdf