“France eMotion – Le Voyage animé” chega ao Espaço Reitoria

O olhar de quatro jovens fotógrafos internacionais sobre a diversidade do patrimônio cultural e paisagístico francês ganha um toque singular na mostra “France eMotion – Le Voyage animé”, que chega ao Espaço Reitoria, no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na quarta-feira, dia 24, trazendo ao público imagens que adquirem vida a partir de uma animação criada por dois designers gráficos para circular entre obras de arte, transformando tudo ao redor. O trabalho, inovador, é apresentado em parceria da Pró-reitoria de Cultura (Procult) com a Aliança Francesa de Juiz de Fora.

A partir de um aplicativo móvel de realidade aumentada, os artistas franceses Julie Stephen Chheng e Thomas Pons interferem nas fotografias de Ishola Akpo, da República de Benin; David Schalliol, dos Estados Unidos; Lourdes Segade, da Espanha, e Edu Monteiro, do Brasil. A técnica é simples, gratuita e acessível, proporcionando ao espectador uma experiência artística inédita e surpreendente, que parte da interação entre um personagem virtual com as obras e os espectadores.

A curadora da mostra, Muriel Enjalran, explica que, em companhia desse grupo de artistas, o público tem a chance de passear de forma inusitada pelos caminhos da França que encantam os turistas, vivenciando detalhes de uma verdadeira viagem. “São emoções proporcionadas por um personagem animado que leva o observador a acompanhar fortificações, pontes, parques, castelos, abadias, museus e locais de exposição contemporâneos.”

Os quadros criam um panorama de admiração e curiosidade – visão surpreendente.

A exposição se divide em quatro capítulos: “De um arco a outro”; “Ô saisons Ô châteaux“; “O imaginário dos museus”; e “Metamorfoses”. As partes abordam, respectivamente, a admiração pela permanência e evolução de uma forma arquitetônica simples como o arco; a nostalgia de uma história onde castelos e cidades fortificadas guardam vestígios de uma história muito rica; a surpresa frente à variedade dos locais onde a arte é exposta; e a fascinação por lugares onde a magia é revelada por fotografias.

São 35 quadros criando um panorama de admiração e curiosidade, que abrangem da pré-história aos dias atuais. As similaridades e oposições se manifestam nas escolhas das cores, dos ângulos, dos enquadramentos. Sobre os passos dos visitantes, os olhos são atraídos pela multiplicidade de ambientes e locais. Todos ilustram uma história em movimento e em perpétua transformação até as arquiteturas futuristas recentes.

“O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados”, explica a curadora, lembrando que para desfrutar de todas as possibilidades que a exposição oferece é preciso baixar, gratuitamente, o aplicativo France eMotion, disponível para iOS e Android, autorizando o acesso à câmera de um dispositivo pessoal. Feito isso, é só posicioná-lo junto às fotos e aproveitar essa experiência.

Com entrada franca, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e aos sábados, das 8h às 12h, até 24 de maio.

Outras informações: (32) 2102-3964 (Procult-UFJF)

Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2019/04/23/france-emotion-le-voyage-anime-chega-ao-espaco-reitoria/