Fechar menu lateral

Mundo está inerte para crise da água causada pelo clima, alerta o IPCC

Seca e falta de água já são resultados da mudança climática.
Painel de cientistas da ONU prevê alta de até 4,6ºC na temperatura global.

 
Casa tira "selfie" na hidrelétrica do Funil, em Resende (RJ), onde a seca severa reduziu drasticamente o nível de armazenamento da água (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
Casal tira “selfie” na hidrelétrica do Funil, em Resende (RJ), onde a seca severa reduziu drasticamente o nível de armazenamento da água                                                                         (Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP)
 
CRISE HÍDRICA – Seca afeta abastecimento no país

A escassez de água pode levar a conflitos entre comunidades e nações, já que o mundo ainda não está plenamente consciente da crise hídrica que muitos países enfrentam como resultado da mudança climática, alertou o chefe do conselho climático da Organização das Nações Unidas (ONU).

O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) prevê um aumento de 0,3 a 4,6 graus Celsius na temperatura global até o final do século 21.

Países como a Índia devem ser fortemente atingidos pelo aquecimento global, que trará mais anomalias climáticas, como secas, que levarão a uma carência séria de água e afetarão a produção agrícola e a segurança alimentar.

“Infelizmente, o mundo não acordou de fato para a realidade do que iremos enfrentar em termos de crises no que diz respeito à água”, declarou o chefe do IPCC, Rajendra Pachauri, aos participantes de uma conferência sobre segurança da água.

“Se você olhar os produtos agrícolas, as proteínas animais – cuja demanda está aumentando –, são muito dependentes de água. Ao mesmo tempo, do lado do abastecimento, haverá várias limitações. Primeiro porque haverá profundas mudanças no ciclo da água devido à mudança climática.”

O cientista indiano Rajendra Pachauri, presidente do IPCC, está em Lima para as discussões sobre o clima (Foto: Eduardo Carvalho/G1)
O cientista indiano Rajendra Pachauri, presidente do IPCC                                                                                                                                                                                                           (Foto: Eduardo Carvalho/G1)

Especialistas em desenvolvimento de todo o mundo vêm demonstrando uma preocupação cada vez maior com a segurança da água nos últimos anos.

Inundações e secas mais frequentes causadas pela mudança climática, a poluição dos rios e lagos, a urbanização, o abuso na extração de água subterrânea e o aumento das populações fazem com que muitas nações como a Índia enfrentem graves carências de água.

Além disso, a demanda de mais energia em países como a Índia para sustentar seu crescimento econômico resultou na necessidade de direcionar mais água para hidrelétricas e usinas nucleares.

Os meses secos de junho e julho, durante os quais acontecem cortes de energia e falta água com frequência, são um retrato da crise hídrica iminente na Índia.

Os hospitais de Nova Délhi cancelaram operações a certa altura de 2013 por não terem água para os funcionários esterilizarem os instrumentos, limparem as salas de cirurgia ou lavarem as mãos. Shoppings de luxo foram forçados a desligar o ar-condicionado e fechar banheiros.

Pachauri disse ser necessário usar a tecnologia para ajudar a utilizar a água de maneira mais eficaz, especialmente na agricultura, área na qual há muito desperdício.

“Naturalmente, esta (crise hídrica) também levará a tensões – provavelmente algum conflito entre grupos e Estados ribeirinhos”, declarou.

A Índia se encontra no centro de uma disputa com seus vizinhos do leste e do oeste, Bangladesh e Paquistão, que acusam Nova Délhi de monopolizar os cursos de água.

Uma garrafa é vista em meio a seca na reserva de Jaquari em Vargem, no estado de São Paulo, em 28 de janeiro de 2015 (Foto: Roosevelt Cassio/Reuters)
Uma garrafa é vista em meio a seca na reserva de Jaquari em Vargem, no estado de São Paulo, em 28 de janeiro de 2015                                                                                                       (Foto: Roosevelt Cassio/Reuters)

 

Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/02/mundo-esta-inerte-para-crise-da-agua-causada-pelo-clima-alerta-o-ipcc.html. Acesso em 6 de fevereiro de 2015