Fechar menu lateral

Volume de barragem no semiárido aumenta com uso de tecnologia inédita no Brasil

Barragem do França teve a capacidade de armazenamento ampliada em 30% devido a uso de módulos de fusegates

Responsável pelo abastecimento de água dos municípios de Miguel Calmon, Mundo Novo e Piritiba, no centro-norte da Bahia, a Barragem do França teve a capacidade de armazenamento ampliada em 30% devido a uma tecnologia inédita no Brasil: os fusegates.

Foto: Elói Correia/ GOVBA

Para a implantação dos nove módulos de fusegates foram investidos R$ 2.180.405 pelo Governo do Estado. A obra foi executada pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), empresa vinculada à Secretaria do Meio Ambiente (Sema).

Modelo
A Barragem do França, localizada no povoado de mesmo nome, está situada no Rio Jacuípe. Construída em 1995, ela ocupa atualmente uma área de 573 hectares e alcança a profundidade de 25 metros. Com a nova tecnologia, o volume de água acumulada passou para 32 milhões de metros cúbicos.

Os fusegates, que são de uma tecnologia de origem francesa, foram implantados sobre a crista do vertedouro da barragem e, além do armazenamento, garantem a segurança hídrica do equipamento. De acordo com Godofredo Correia, o modelo deve ser reproduzido agora nas barragens de Ponto Novo e Pedras Altas (Capim Grosso).

Fonte: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/volume-de-barragem-no-semiarido-aumenta-com-uso-de-tecnologia-inedita-no-brasil/?cHash=565c7caa929178d11780497ac33ff150