UFJF estuda implantar Câmpus sustentável em Governador Valadares

Uma comissão formada pelo assessor da reitoria e responsável pela implantação do Campus Avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em Governador Valadares, Rubens de Oliveira, pela professora do Departamento de Química, Rosana Colambra, e pela técnica de laboratório, Alice Adolfina, visitou a Universidade Federal de Lavras (UFLA) para conhecer detalhes do Plano Ambiental e Estruturante da instituição. A intenção é utilizar no campus de Valadares algumas das técnicas empregadas.

O assessor da reitoria, Rubens de Oliveira, explicou que a intenção é fazer com que o campus avançado de Governador Valadares seja autossustentável. “Na Ufla eles têm várias iniciativas que podem ser seguidas como o uso da água que é toda de origem das minas existentes campus e uma usina de tratamento de esgoto que está sendo construída. Aqui, a nossa preocupação é com a distância do campus. Podemos fazer um trabalho parecido com o deles. Por isso é importante começarmos esse estudo, essa análise desde já. É mais fácil fazer alguma intervenção enquanto estão construindo do que depois de pronto”, afirmou.

Com acompanhamento da professora Zuy Magriotis, diretora de Meio Ambiente da UFLA, a equipe da UFJF-GV conheceu laboratórios, o biodigestor de carcaças, a estação de tratamento de esgoto, entre outras instalações. As bases do Plano Ambiental da UFLA começaram a ser estruturadas em 2008. Entre as diversas ações geradas a partir dele, estão a implantação do Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos, o tratamento dos resíduos sólidos, a estação de tratamento de esgoto, a proteção de nascentes e matas ciliares, a prevenção e controle de incêndios, a prevenção de endemias, a gestão de energia, a implantação do sistema de coleta das águas da chuva, a campanha UFLA Recicla (que substitui o uso de copos plásticos por canecas), e também o treinamento de técnicos de diferentes setores e de estudantes de pós-graduação como multiplicadores de boas práticas de uso e reuso de matérias-primas utilizadas em pesquisa.

Fonte: Secretaria de Comunicação da UFJF, 29.5.2014