Fechar menu lateral

Mudanças no Enade das Engenharias

Este ano, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) terá mudanças quanto à classificação das áreas de Engenharia. Ao contrário do que acontecia nas edições anteriores, que reuniam as mais de 50 modalidades de Engenharia do país em oito grandes áreas, serão avaliados agora dez cursos ou modalidades: Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química. A nova classificação das modalidades são aquelas que têm mais de cem cursos em atividade, com exceção da Engenharia Florestal.

Todas as outras opções que não se encaixam nestas modalidades farão uma prova de caráter geral, com conteúdo comum a todas as Engenharias ou poderão, ainda, optar por fazer a prova de uma determinada modalidade, mas por adesão, sem o compromisso de contemplar as suas especificidades na prova. Este não será o caso da UFJF que possui todos os seus cursos listados na nova classificação.

A prova continua com 40 questões sendo dez de formação geral comum a todos os cursos que participam do ENADE 2014 e as demais 30 questões específicas de cada curso. A Engenharia subdividiu as suas 30 questões especificas em dois conjuntos de questões: dez sobre conteúdos básicos de Engenharia que constam da prova de todas as suas dez modalidades e 20 questões restantes, versando sobre os conteúdos específicos do curso/modalidade.

Segundo o secretário de Avaliação Institucional da UFJF, professor Vanderli Fava, a alteração foi benéfica. “Nas edições anteriores as provas perdiam bastante o foco, devido ao fato de terem que contemplar as diversas modalidades que constavam de cada grupo”. O professor ainda explica que a área “Engenharia Geral” foi criada para que todas as modalidades participem e sejam avaliadas através do exame e que isto permite a criação de quadro geral sobre a formação básica em Engenharia na atualidade, já que, essa formação básica é fundamental para desenvolvimento das competências específicas de cada modalidade.

A inscrição para o Enade deverá ser realizada entre os meses de junho e agosto e a aplicação da prova em novembro, porém, o calendário ainda não está definido. Além dos cursos de Engenharia, serão avaliados nesta edição as graduações em Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física (somente licenciatura), Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Sistema de Informação.

Comissões

A mesma portaria que definiu a nova classificação também criou as Comissões Assessoras dos cursos/áreas que participam do Enade 2014, cuja função é de elaborar o programa da prova da respectiva área e supervisionar a sua elaboração. As comissões foram constituídas a partir de convites aos cursos que obtiveram as melhores notas no exame. O professor Roberto Malheiros Moreira Filho, do curso de Engenharia de Produção da UFJF participa na Comissão da Engenharia de Produção e o professor Vanderlei Fava da Comissão de Engenharia Geral. Em 2013, a Farmácia da UFJF foi representada pelo professor José Otávio Amaral Correa pela mesma razão. O Inep leva em consideração ainda na composição destas comissões a regionalidade, a categoria administrativa (públicas e privadas) da instituição, entre outros critérios.

Fonte: UFJF, 22.1.2014