Fechar menu lateral

Definido Calendário Acadêmico 2014

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da UFJF aprovou, em reunião realizada na última segunda-feira, 25, o Calendário Acadêmico 2014 da instituição. Ficou definido que as aulas do primeiro semestre do ano letivo terão início previsto para 17 de março, e término marcado para 24 de julho.

De acordo com o cronograma, os alunos terão até 24 de março para se matricularem em disciplinas com vagas ociosas. Já as inscrições em disciplinas isoladas terminam no dia 31 do mesmo mês, e 2 de abril é a data limite para reclassificação de candidatos dos processos seletivos de ingresso.

O período para pedido de dispensa de disciplina na Central de Atendimento se encerra no dia 4 de abril, e os formandos do primeiro semestre de 2014 têm de 22 a 25 do mesmo mês para se inscreverem na Colação de Grau. O dia 9 de maio foi definido como a data limite para trancamento de disciplina no SIGA. Em junho, entre os dias 4 e 5, está marcado o período de transferência e mudança de curso.

Além do término das aulas, o mês de julho é marcado pelo início do período para pedido de dispensa de disciplinas na Central de Atendimento, no dia 14; e destrancamento de curso, entre os dias 21 e 31.

O Calendário Acadêmico 2014 prevê que a Copa do Mundo não paralise as atividades da UFJF. Embora o artigo 64 da Lei Geral da Copa determine que as instituições de ensino público e privado (Infantil, Fundamental, Médio e Superior) fechem as portas durante o torneio, o Congrad preferiu seguir parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autoriza a manutenção das atividades no período dos jogos. A manifestação do CNE foi homologada pelo ministro Aloízio Mercadante, em caráter de recomendação.

Com isso, a Universidade segue normalmente as aulas durante o Mundial. “Não temos motivos para parar as atividades, até pelo fato de Juiz de Fora não ser sede de partidas da Copa. Além disso, neste semestre nós conseguimos ajustar as datas do calendário, que após a greve de 2012, voltaram a ficar muito próximas do ideal. Se paralisássemos, perderíamos esta oportunidade”, justificou o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone.

Em dias de jogos da Seleção Brasileira, é possível que as aulas sejam suspensas. “Existe essa chance, mas a definição só acontecerá em um momento posterior”, revelou o coordenador de Assuntos e Registros Acadêmicos, José Fonseca Marangon.

O segundo período letivo começa no dia 18 de agosto e termina em 18 de dezembro. O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2014 está previsto para os dias 14, 15 e 16 de dezembro.

Confira o Calendário Acadêmico aqui.

Recesso em dezembro/2013 para o Pism

O Conselho Setorial de Graduação (Congrad) designou como recesso os dias 16 e 17 e dezembro no calendário 2013, em razão da realização das provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Também de acordo com o calendário, entre 23 de dezembro e 3 de janeiro não haverá aulas. O retorno do recesso de final de ano acontece no dia 6.

Outras informações: (32) 2102-3978/3979/3911 (Central de Atendimento)