Alunos da Engenharia participam de concurso de redação sobre “Habitações Sustentáveis”

A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deixou momentaneamente os tradicionais números e cálculos e cedeu espaço para a Língua Portuguesa. Foram divulgados na última sexta-feira, 7, os resultados do 3º Concurso de Redação, promovido pelo Grupo de Educação Tutorial (GET) da Engenharia Sanitária e Ambiental, encerrando a programação da 36ª Semana da Engenharia.

O tema “Habitações Sustentáveis” foi abordado por 20 estudantes, cujos trabalhos foram avaliados por um comitê formado por professores da Faculdade de Engenharia e um representante da Revista A3. Entre os critérios de escolha estavam a adequação do tema à realidade, o desenvolvimento, a clareza dos objetivos,  a relevância e a sequência lógica de raciocínio.

Para a professora do Departamento de Engenharia Ambiental e organizadora do evento, Ana Sílvia Santos,  uma maior compreensão do  tema é fundamental para os estudantes da área. “As habitações sustentáveis já vêm sendo amplamente discutidas no Brasil, porém pouco aplicadas na prática. Vários são os entraves em relação à essa aplicação, tais como custos elevados de materiais ambientalmente corretos, pouco conhecimento dos profissionais que realizam os projetos e obras, dificuldade de se encontrar materiais e técnicas sustentáveis, falta de informação da população, dentre outros. Dessa forma, o GET quis trazer essa discussão para a Faculdade de Engenharia da UFJF”.

Conquistou o primeiro lugar a estudante do 9º período de Engenharia Civil, Júlia Castro Mendes. A aluna já havia se classificado no segundo lugar pela competição em 2011 e nesta edição ganhou um tablet. “Nós engenheiros sempre ficamos restritos a cálculos e fórmulas e muitas vezes esquecemos que transmitir informações também é parte da profissão. Escrever relatórios, e-mails, pareceres técnicos, tudo isso depende de uma boa redação”.. Na segunda colocação ficou a estudante Natália Rossi, também da Engenharia Civil; em terceiro lugar ficou Yago Motta, da Engenharia Sanitária. Ambos ganharam um vale livro no valor de R$ 100.

Outras informações: (32) 2102-3400 (Faculdade de Engenharia)

Blog do GET-Engenharia Sanitária e Ambiental