Fechar menu lateral

O Curso de Engenharia Sanitária oferece 35 vagas por meio do Enem 2013

Em 2014, as 59 universidades federais e os 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia deverão reservar pelo menos 25% das vagas para alunos da rede pública, de cursos regulares ou da educação de jovens e adultos. A regra vale para quem quer entrar no ensino superior com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A UFJF reserva 50% das vagas para alunos da rede pública, sendo que destas 12,5% das vagas são destinadas a alunos autodeclarados negros. O Curso de Engenharia Sanitária da UFJF oferece 35 vagas por meio do Enem 2013.

Dos mais de 7,1 milhões de inscritos no Enem 2013, 1,6 milhão deles estão concluindo o ensino médio. Para concorrer às cotas, o candidato precisa ter cursado todo o ensino médio em escola pública, em cursos regulares ou na educação de jovens e adultos.

O Censo Escolar de 2012 mostra que a maioria dos estudantes de ensino médio está matriculada em escola pública, e a maioria está na rede estadual (84,9%). As escolas privadas respondem por 12,7% das matrículas, as escolas federais por 1,5% e as municipais por 0,9%.

As provas serão no sábado e domingo próximos, dias 26 e 27 de outubro de 2013. A entrada nas salas será feita a partir do meio-dia, se encerrando às 13 horas. É necessário trazer caneta esferográfica preta de corpo transparente. Não será permitido o uso de lápis, lapiseira, borracha, calculadora, material de consulta e equipamentos eletrônicos. Também não serão permitidos os usos de boné (ou outros artigos de chapelaria) nem de óculos escuros.   A apresentação de documento original de identificação com foto para realização das provas é obrigatória.