Fechar menu lateral

Projeto Oficina do Saber amplia áreas de conhecimento dos alunos da Engenharia Sanitária e Ambiental

Ampliar o conhecimento dos alunos da Engenharia e abordar temas essenciais das Ciências Humanas são alguns dos objetivos do projeto “Oficina do Saber” organizado pelo Grupo de Educação Tutorial (GET) da graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. A iniciativa inédita levará, inicialmente, aos alunos do grupo, discussões sobre história, geografia política, cultura e meio ambiente. A primeira reunião está prevista para o dia 6 de setembro.

No primeiro debate, introduzido pelos alunos Dayana Delgado, Lucas Almeida e Isabela Salgado, será tratado o tema “Os 25 anos da recente democracia no Brasil”. Após vários manifestos levarem milhões de pessoas às ruas de Juiz de Fora e do país em junho, coincidindo com a comemoração dos 25 anos da redemocratização brasileira, o tema não poderia ser mais acertado. É o que diz a aluna do 7º período, Isabela Salgado. “Pretendemos desenvolver ainda mais a consciência política e o senso crítico despertado com os eventos recentes”.

Os encontros acontecerão mensalmente. Um rodízio será estabelecido para que todos os alunos participantes também tenham a chance de apresentar novos temas. Para a professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental e tutora do GET, Ana Silvia Pereira, o projeto tem como objetivo o desenvolvimento de um aluno mais completo. “Pretendemos através de jogos, filmes e passeios abordar assuntos de uma maneira descontraída. Na época da escola, muitos de nós engenheiros acabamos, na busca pela matemática e pela física, deixando um pouco de lado disciplinas que também são tão fundamentais quanto elas. Esse projeto tenta resgatar e aprimorar esse conhecimento, para que assim possamos entregar à sociedade um profissional completo em todas as áreas”.

Outras informações: (32) 2102-3429 (Faculdade de Engenharia)

Fonte: UFJF, 27.8.2013