Fechar menu lateral

Prefeitura de JF fecha acordo para Coleta Seletiva

A Prefeitura de Juiz de Fora firmou um acordo com o Centro Mineiro de Referências em Resíduos (CMRR), visando a implementar metodologias para serviços de coleta seletiva no município. A parceria deve viabilizar alternativas para preservação do meio ambiente. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB), durante a Conferência Municipal de Meio Ambiente em Juiz de Fora, realizada nesta sexta-feira (12) na Escola de Governo. Na ocasião, autoridades e pessoas comuns discutiram propostas ligadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Além disso, foram eleitos seis delegados, entre representantes do Poder Público, da sociedade civil e da área empresarial, para representar o município nas etapas estadual e nacional da conferência.

Sobre o acordo com o CMRR, o secretário de Meio Ambiente, Luís Cláudio Santos Pinto, explica que a ideia é reduzir a produção de resíduos, com consequente reutilização e reciclagem de materiais. “Entre os pontos mais importantes para avançarmos na questão da coleta seletiva estão a educação ambiental e a organização das entidades de catadores de papel”, diz.

Por meio de assessoria, o diretor do CMRR, José Aparecido Gonçalves, disse que a expectativa é que Juiz de Fora se torne cidade-modelo na redução de resíduos e preservação ambiental para a região.

Ainda durante a conferência, foram aprovadas 20 propostas dentro dos eixos de produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de trabalho, emprego e renda e educação ambiental. Os trabalhos serão apresentados pelos delegados na Conferência Estadual de Meio Ambiente, que será realizada, em setembro, em Belo Horizonte. Caso sejam aceitas, as propostas serão levadas ao âmbito nacional.

Fonte: Tribuna de Minas, 13.7.2013