Novo Regulamento Acadêmico da Graduação será votado este mês

A Comissão de Reforma do Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) está encerrando suas atividades, após dois anos de consulta, análise, mudanças e consolidações nas normas que compõem o documento, na UFJF. As novas regulamentações serão votadas pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) ainda este mês.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, o RAG vai favorecer amplamente o ensino de graduação da UFJF, deixando claro para os alunos e coordenadores seus direitos e deveres, atualizando as regras de acordo com a legislação vigente do ensino superior e incorporando resoluções já aprovadas pelo Congrad e que, anteriormente, não eram contempladas pelo regulamento, como a educação a distância e a modalidade de graduação em dois ciclos. Uma das normas será relativa ao fim da permanência do vínculo do aluno com a Universidade, que antes se estendia por até 15 anos. “Nós queremos agradecer a contribuição dos colegas professores, estudantes e funcionários que se dispuseram a participar. Não se trata de uma cláusula pétrea da graduação, e o regulamento atual é aberto o suficiente para incorporar novas contribuições futuras”, avalia Magrone.

A Comissão de Reforma do RAG é composta por representantes de todas as áreas de conhecimento da UFJF. “Temos representação dos funcionários técnico-administrativos, dos estudantes, da administração superior e da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)”, explica Magrone. Segundo ele, foram incorporadas muitas sugestões de professores, estudantes e funcionários durante o período de consulta pública. “Agora, nós estamos ultimando as propostas e vamos submetê-las à apreciação do Congrad ainda esse mês.”

Fonte: Secom, 5.7.2013