Comemoração do Dia Mundial da Água 2013

Mais de 300 estudantes de escolas públicas e particulares participaram do evento “Minha Escola Sustentável”, realizado pelo do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira, dia 22.

O evento promoveu um encontro com alunos de cinco escolas municipais (Antônio Faustino da Silva, João Guimarães Rosa, Olinda de Paula Magalhães, Gilberto de Alencar e Georg Rodenbach) e o colégio privado Stella Matutina. O projeto, que reúne pesquisa e extensão, tem como objetivo promover a educação e conscientização de crianças sobre a importância da água.

Por meio das visitas dos acadêmicos nas escolas, os alunos do ensino fundamental foram incentivados a buscar informações sobre as áreas em que eles vivem e onde estão localizadas as escolas, como explica o professor coordenador do projeto, Celso Bandeira de Melo Ribeiro. “Além de despertar o interesse na preservação de recursos e tornar o aluno um agente ativo na preservação ambiental, os estudantes que participam do projeto acabam se tornando multiplicadores da mensagem e contribuem com ideias para solucionar problemas”.

Além de contribuir para a conscientização da preservação e da formação dos acadêmicos que participam como bolsistas, o projeto também mapeia a quantidade de chuvas distribuídas pelas regiões da cidade, por meio de pluviômetros instalados nas seis escolas que estão distribuídas em cada uma das regiões da cidade. O resultado das medições ajudam a traçar pesquisas sobre a quantidade e a distribuição das chuvas na cidade e ainda incentivam os alunos a buscar usos para o reaproveitamento das águas pluviais.

(Foto: Frederico Boza)

“Acreditamos que um dos papéis da Universidade é o de ser um agente transformador da sociedade. A educação ambiental é um importante componente na formação cidadã, é importante que ela esteja presente desde a educação básica, até o nível superior. Quanto mais cedo essa formação acontecer, mais multiplicadores nós teremos”, afirmou Bandeira.

Para o diretor da Faculdade de Engenharia, Hélio Antônio da Silva, a análise e a conscientização sobre o uso da água é fundamental. “O país está crescendo e com ele o consumo dos recursos hídricos. Estamos tratando a nossa água muito mal. É preciso passar esse alerta para as novas gerações, para que elas possam nos ajudar a combater o problema do desperdício”, afirmou o diretor.

Bacias hidrográficas do município são apresentadas pelas crianças

O terceiro encontro Universidade-Escola no Caminho das Águas foi marcado por trabalhos sobre as bacias hidrográficas sobre as quais as escolas estão situadas. Cada escola levou um grupo de alunos que apresentaram como são as bacias, qual a extensão delas, onde deságuam, quais são os problemas relacionados a essas bacias e o que eles estão fazendo para melhorar a situação.

A estudante do nono ano da Escola Municipal Antônio Faustino da Silva, Libny Valle, contou que os professores trabalharam junto com a equipe da Faculdade de Engenharia ambiental e andaram pelo bairro para conhecer melhor a extensão e os problemas do Córrego do Yung. “Em volta do córrego nós temos enchentes, deslizamentos, ocupação irregular e poluição, então precisamos conscientizar as pessoas e mostrar a elas o que deveriam fazer para solucionar estes problemas”, conta a estudante.

Ela acrescenta que depois que começou a fazer parte do projeto, tomou mais consciência sobre os efeitos do mal uso dos recursos. “Assim como as pessoas sofrem com esses problemas, eu também sofro, quando o rio enche, afeta todo mundo, então, temos que ajudar a conscientizar as pessoas.”

O terceiro encontro Universidade-Escola no Caminho das Águas foi marcado por trabalhos sobre as bacias hidrográficas sobre as quais as escolas estão situadas. (Foto: Frederico Boza)

Este contato UFJF-escola não produz impactos apenas sobre os alunos, mas também sobre os professores. “Além de perceber que muitos alunos entram pela primeira vez na Universidade por causa desse projeto, notamos que este trabalho incentiva os docentes a procurarem cursos de especialização na área de meio ambiente”, comenta o vice-coordenador do “Minha Escola Sustentável”, Marconi Fonseca de Moraes.

“A presença dos acadêmicos lá na escola, falando de meio ambiente incentiva os professores a criarem projetos que trabalhem esse tema, e nos ajude a colocar em prática estes projetos”, explica a professora de História Sônia Souza, da Escola Municipal João Guimarães Rosa.

Confira aqui mais informações sobre o projeto.

Outras informações:

Minha Escola Sustentável