Fechar menu lateral

PJF lança Plano Municipal de Saneamento Básico

Lançado nesta quinta pelo prefeito Bruno Siqueira, o Plano de Saneamento Básico do Município prevê a elaboração de diagnóstico sobre abastecimento de água, drenagem urbana, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. A primeira etapa, que consiste em um diagnóstico técnico e que representa 45% do total, já está concluída. A próxima fase deve ter participação da população. “O saneamento básico é fundamental para a saúde e reflete diretamente na qualidade de vida. Queremos ver o olhar da sociedade, como ela está vivenciando a situação”, explica coordenador do grupo que cuida da elaboração dos estudos, Heber de Souza.

Segundo ele, os estudos iniciais destacaram como deficientes esgoto, fornecimento de água e coleta seletiva. A equipe de trabalho é composta pelas secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Obras, Meio Ambiente, Saúde, além de Cesama e Demlurb, dentro das diretrizes da Lei Federal 11.445/07, que trata do saneamento básico no país. Depois de pronto, o plano irá permitir a captação de verbas junto ao Governo federal. Conforme Bruno Siqueira, o saneamento no município é “carente de recursos financeiros” e a parceria com a União é fundamental. Paralelamente, a Prefeitura seguirá com as obras de despoluição do Rio Paraibuna, que devem ser retomadas este mês.

Representantes da sociedade civil poderão participar das discussões por meio de conferências a serem realizadas nas regiões administrativas da cidade e também pela internet, no site www.pjf.mg.gov.br/saneamentobasico. A conclusão do projeto está prevista para o segundo semestre deste ano.

Fonte: Tribuna de Minas, 1.3.2013