Fechar menu lateral

Conta de água e esgotos sofrerá redução em 2013

Os juiz-foranos pagarão mais barato pelos serviços de água e esgoto em 2013. A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) irá reduzir a tarifa de 6,5%, em vigor desde abril deste ano, para 4,42% a partir de janeiro de 2013. Além da redução do índice tarifário, a companhia devolverá R$ 1,9 milhão para os usuários em forma de crédito nas faturas a partir de fevereiro. O valor refere-se ao período de abril a dezembro deste ano, quando o reajuste esteve em vigor.

A medida se dá em cumprimento a acordo judicial firmado há oito meses com o Ministério Público (MP) e a Prefeitura de Juiz de Fora (JF), que exigia a presença de um órgão regulador que fiscalizasse os cálculos para aumento da tarifa, conforme previsto pela Lei Federal 11.445, e verificasse a pertinência do reajuste proposto. Na ocasião, o município firmou convênio imediato com a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).

No último dia 10, durante encontro entre Ministério Público, Arsae e Cesama, foi divulgado cálculo feito pelo órgão regulador de reajuste de 4,42% para a tarifa, ou seja, 2 pontos percentuais abaixo do que foi aplicado em Juiz de Fora.

Em comunicado enviado à imprensa, a Cesama informou que o cálculo elaborado pela companhia “previu correção monetária com base no índice oficial de inflação acumulado de janeiro a dezembro de 2011.” Já os estudos da Arsae-MG foram feitos “com base em metodologia própria e período acumulado de abril de 2011 a março de 2012.”

O diretor-presidente da Cesama, Cláudio Horta, disse que, nos últimos meses, o órgão avaliou a nota técnica com detalhamento da planilha de cálculos feitos pela Arsae-MG e decidiu pelo cumprimento do acordo. “Durante este tempo, buscamos resguardar os direitos dos consumidores e da companhia. Após análise do estudo e da metodologia utilizada, percebemos que não teria porquê adiar o cumprimento do acordo. Fizemos um planejamento para podermos nos adequar.”

Fonte: Tribuna de Minas, 18.12.2012