Fechar menu lateral

Aviso aos alunos que estão no exterior

Os alunos que estão no exterior através dos programas de intercâmbio da UFJF terão um regime excepcional para completar o conteúdo do primeiro semestre de 2012. A decisão foi tomada pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad) através da resolução 073/2012.

Por conta da greve deflagrada em 21 de maio, os intercambistas viajaram em agosto e setembro sem as notas finais do primeiro período de 2012. Assim, ao regressarem, precisarão cumprir as matérias do segundo semestre letivo (período em que ficaram no exterior) e também o tempo restante do primeiro semestre.

Para terem acesso ao restante do conteúdo do primeiro semestre, os alunos poderão escolher entre duas alternativas: realizar as atividades acadêmicas e avaliações a distância, preferencialmente pela plataforma online Moodle; ou cumprir as atividades em regime especial, estabelecido em comum acordo entre o professor e o aluno, concomitantemente e sem prejuízo das atividades acadêmicas referentes à matrícula posterior ao seu retorno.

Caberá ao estudante optar pelo regime e informar aos docentes a sua opção, bem como se inteirar dos critérios de avaliações e prazos estabelecidos pelos professores.

Segundo a secretária de Relações Internacionais, Rossana Mello, a situação dos intercambistas foi tratada como prioritária a fim de não prejudicá-los. O pró-reitor de Graduação, Eduardo Magrone, explica que não há um prazo definido para o aluno tomar essa decisão e que, a princípio, ele pode resolver até quando estiver de volta ao Brasil. “Esses estudantes já estavam com a viagem marcada e foram surpreendidos pela greve e, posteriormente, com a reposição enquanto estavam no exterior. Então, essa resolução é uma tentativa de reparar os prejuízos”, afirma.

O regime excepcional é válido apenas para os que assumiram compromissos, atestados pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA) e pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI), fora da UFJF antes da deflagração da greve e para as atividades em que os estudantes estavam regularmente matriculados.

Outras informações:

(32) 2102 3389 – SRI ou

(32) 2102 3787/3914 – Prograd