2o Concurso de Redação aborda Sustentabilidade e a Copa do Mundo de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

EDITAL 11/2012 – II Concurso de Redação

2º Semestre – 2012

O Grupo de Educação Tutorial – GET do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental torna público que no período de 06/11/2012 a 23/11/2012, estarão abertas, no blog do GET_ESA (), as inscrições para o II Concurso de Redação promovido pelo Grupo de Educação Tutorial GET_ESA, com as seguintes condições:

I – Poderão participar alunos regularmente matriculados em qualquer dos Cursos da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora.

II – No ato da inscrição, o aluno deverá preencher sua ficha de inscrição online, assim como, uma autorização de direitos autorais e de imagem para publicação da redação.

III – As redações serão realizadas no dia 26/11/2012, das 10h às 12h, no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia da UFJF.

As redações deverão seguir os seguintes requisitos:

a)      Não poderá haver no corpo do texto nenhum tipo de informação que permita identificar o candidato, sob pena de desclassificação. As redações serão identificadas por números.

b) Ter no mínimo 1 e no máximo 2 laudas de conteúdo.

c) A redação deverá conter os seguintes elementos textuais:

· Introdução;

· Desenvolvimento;

· Conclusão.

d) A redação deverá versar sobre o tema:

“SUSTENTABILIDADE E A COPA DO MUNDO DE 2014”

e) A redação deverá ser inédita, não tendo sido publicada por quaisquer meios e/ou inscrita em qualquer outro concurso, sob pena de desclassificação.

IV – Como critério de correção para classificação das redações escritas pelos candidatos serão utilizadas as seguintes diretrizes:

a) Adequação ao tema;

b) Utilização correta do vernáculo e do vocabulário;

c) Desenvolvimento do tema (compreensão e conhecimento do tema);

d) Sequência das ideias (sequência lógica, ideias conexas);

e) Qualidades estilísticas do texto (clareza, consistência, objetividade).

V – A correção das redações, segundo os critérios estabelecidos, será feita por uma Comissão Julgadora composta por 3(três) professores (um do curso de letras, e dois do curso de engenharia sanitária e ambiental) nomeados pelo Tutor do Grupo de Educação Tutorial.

a) Primeiramente os dois jurados do departamento de engenharia sanitária e ambiental escolherão, através de votação, as 10(dez) melhores redações. Posteriormente, juntamente com o jurado da Faculdade de Letras, escolherão as três melhores e irão classificá-las em 1ª, 2ª e 3ª colocadas.

b) A decisão final da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo qualquer tipo de recurso contra suas decisões.

VI – O resultado do Concurso será anunciado no evento “Semana da Engenharia” dia 06/12/2011 no Anfiteatro da Faculdade de Engenharia às 14 h.

VII – Os 3 (três) primeiros colocados serão premiados pela comissão organizadora e pelos colaboradores , com a seguinte premiação:

a)      1º lugar: 1 netbook;

b)      2º lugar: 1 HD externo;

c)      3º lugar: 1 HD externo.

Haverá ainda, uma menção honrosa a 4ª melhor redação.

VIII – Os plágios que eventualmente forem detectados pela Comissão Julgadora gerarão a desclassificação da respectiva redação.

IX – O presente concurso poderá ter suas datas modificadas, a critério do Grupo de Educação Tutorial – GET/ESA, bem como poderá ser cancelado na hipótese de não se alcançar o número mínimo de 10 redações inscritas que atendam aos critérios previstos no presente Edital.

XI – A inscrição no concurso implica ao candidato em aceitação das regras do presente Edital, e ainda na concessão do direito autoral sobre o texto entregue, que poderá ser publicado ou encaminhado à publicação em veículos de interesse da Instituição, bem como na disponibilização e cessão do direito de imagem do candidato para o Grupo de Educação Tutorial para fins de divulgação dos resultados e de publicidade institucional.

XII – A não observância das disposições constantes neste Edital implicará na anulação da inscrição.

XIII – As redações realizadas pelos inscritos não serão devolvidos em nenhuma hipótese.

XV – O presente Edital entra em vigor na data de sua publicação.

Juiz de Fora, 05 de Novembro de 2012.

Prof. Luiz Evaristo Paiva-Tutor do Grupo de Educação Tutorial do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental