Seminário promovido pelo curso debate mudanças climáticas

As mudanças climáticas regionais e globais serão discutidas em um simpósio amanhã, na UFJF. O evento, que traz como convidados dois pesquisadores de renome nacional, tem como objetivo esclarecer os motivos para as mudanças nas temperaturas médias do planeta, precipitações e radiação da atmosfera. Um dos professores, Luiz Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), defende que o aquecimento global não acontece pela interferência do homem, e sim por serem ciclos naturais do planeta. Por outro lado, o professor Pedro Leite da Silva Dias, da Universidade de São Paulo (USP), acredita que estas modificações ocorrem por causas humanas e naturais.

Segundo uma das organizadoras do evento, Aline Procópio, cada participante terá 50 minutos para expor suas opiniões. Em seguida, será aberta ao público uma rodada de perguntas, com duração de uma hora. “Não será um debate e, por isso, não haverá confronto direto entre os pesquisadores. A intenção é que este período seja utilizado para questionamento do público. A pergunta poderá ser direcionada, ou respondida pelos dois”, esclarece.

As inscrições estão encerradas. Conforme Aline, as 320 vagas foram preenchidas por estudantes e comunidade interessada no assunto. O evento tem organização do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF e será realizado no auditório do prédio Itamar Franco, no Campus da UFJF, a partir das 14h.