Educação Ambiental nas Escolas

Visando à educação ambiental, estudantes do Grupo de Educação Tutorial (GET) do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF desenvolvem um projeto junto às escolas estaduais de Juiz de Fora. O “Educação ambiental itinerante” é realizado através de um ciclo de palestras para estudantes do ensino médio, discutindo a sustentabilidade e o gerenciamento de resíduos sólidos. “Queremos transmitir cidadania e buscar a preservação ambiental, além de mostrar que o gerenciamento de recursos mal articulado provoca uma série de prejuízos”, afirmou o tutor do GET e professor Luiz Evaristo de Paiva.

As ações já estão sendo desenvolvidas em duas instituições de ensino da cidade: Escola Estadual Professor Teodoro Coelho,no Jóquei Clube, Zona Norte, e Escola Estadual Delfim Moreira, no Centro. As palestras são dadas por seis participantes do GET. Além da educação ambiental, os alunos aprendem um pouco mais sobre as atividades do curso de graduação e as funções de um engenheiro sanitário e ambiental. “Os estudantes precisam perceber que a universidade não está tão distante. Mostramos a eles as oportunidades que o curso oferece”, disse o professor.

O grupo pretende ampliar a ação para alunos do ensino fundamental, como meio de trabalhar a educação ambiental na base do estudo. Escolas que queiram receber o ciclo de palestras podem entrar em contato pelo telefone 2102-3429.

Fonte: Tribuna de Minas, 7.9.2012