Fechar menu lateral

Obras de despoluição do Rio Paraibuna são reiniciadas

Foi autorizado na tarde desta quarta-feira, 4 de julho, o início dos trabalhos que vão permitir o tratamento do esgoto da cidade e a consequente despoluição de córregos e do Rio Paraibuna. O prefeito Custódio Mattos e o diretor da empresa vencedora da licitação, a Comim Construtora Ltda., Júlio César Marques Soares, assinaram a ordem de serviço para as intervenções, cujos trabalhos topográficos devem começar em até 15 dias. A fase inicial do projeto, orçado em aproximadamente R$ 110 milhões, deve ser finalizada dentro de dois anos, quando 80% do esgoto de Juiz de Fora já deverão ser tratados – hoje apenas 9% recebem tratamento.

Dos recursos previstos, a PJF já dispõe de quase R$ 70 milhões, provenientes de financiamento obtido junto à Caixa Econômica Federal (CEF), dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo federal. O restante do valor, o Executivo municipal pretende pleitear junto ao Ministério das Cidades, por meio de financiamento a fundo perdido.

“Para uma cidade com o porte de Juiz de Fora, com sua tradição e seu passado, reconhecer que trata apenas 9% do esgoto da cidade e que há muitos anos é o maior contribuinte de poluição por esgoto do Vale do Paraíba, é uma condição quase humilhante para o município”, reconheceu o prefeito.

Fonte: Tribuna de Minas, 5.7.2012