Fechar menu lateral

Esgoto a céu aberto atinge 11% das moradias brasileiras

O esgoto a céu aberto e o despejo irregular de lixo permanecem no entorno (um dos lados da quadra) de 11% e 5% dos domicílios brasileiros, segundo pesquisa inédita divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base nos dados do Censo 2010.

A pesquisa contempla 47,2 milhões de moradias e tem como objetivo apontar as características urbanas dos municípios – iluminação pública, pavimentação, calçadas, arborização, identificação do logradouro, bueiros e rampas para cadeirantes, além do esgoto e despejo de lixo.

A infraestrutura urbana mais presente nos domicílios brasileiros foi a iluminação pública. De acordo com a pesquisa do IBGE, 96,3% das moradias têm poste com iluminação pública de qualidade, o que aumenta a sensação de segurança para a população.

Segundo o instituto, 41,5% dos domicílios têm bueiros e bocas de lobo no entorno para captação de água de chuva, enquanto 60,5% têm identificação do nome da rua na quadra (placas em postes, muros ou paredes de prédios).

Com relação ao verde, 68% dos domicílios brasileiros têm ao menos uma árvore no entorno. Das moradias, 69% têm calçadas e 77% têm meio-fio/guia na quadra. Já os domicílios com a rua pavimentada somam 81,7%.

Fonte: Folha de S. Paulo, 25.5.2012